Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa

Termos de TI

20 Termos de TI Que Todo Profissional da Área Precisa Saber

20 Termos de TI Que Todo Profissional da Área Precisa Saber

Rack, Query, DHTML, Algoritmo, Analytics, Dark Data… Parece grego? Na verdade, é uma linguagem muito comum na área de tecnologia da informação

Todo mundo que trabalha com a internet e a computação precisa conhecer vários Termos de TI. No começo, eles podem parecer incompreensíveis, ainda mais se você for um novato na área. Depois, quando se conhece o significado deles, todo trabalho fica mais fácil.

Abaixo, listamos os 20 termos mais usados na linguagem dos profissionais das áreas correlatas a ciência da computação. Confira cada uma delas, que estão em ordem alfabética.

1 – Algoritmo

Algoritmo

É uma sequência lógica, finita e com instruções que formam uma fórmula matemática ou estatística para realizar as análises de dados.

Pode até não parecer importante, mas sabia que sempre usamos os algoritmos no nosso dia a dia? Todas as tarefas executadas no computador são baseadas em algoritmos.

2 – Analytics

É a forma de capturar as informações, processá-las e analisa-las para que se tornem insights.

Como o nome diz, na prática, é uma análise geral de algum processo digital.

3 – ASCII

ASCII

A sigla vem do “American Standard Code for Information Interchange” e na tradução é “Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação”.

Na prática, o ASCII representa o código binário usado em toda comunicação entre computadores. É uma espécie de idioma das máquinas, onde os valores decimais correspondem a diferentes caracteres, sinais, gráficos ou qualquer informação.

4 – B2B e B2C

São siglas que representam Business to Business (negócios para negócios) e Business to Consumer (negócios para consumidores).

Os termos servem para classificar operações entre as empresas e os clientes. Para tanto, é usado um software de banco de dados para registrar as pessoas, que podem ter atendimento automatizado.

No mundo dos negócios online, talvez esse seja o Termo de TI mais usado.

5 – Big Data

Big Data

É um termo muito usado na área e significa um conjunto de dados ou complexos, onde os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar.

A ideia é a de captura, análise, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações dos dados.  

6 – Cloud Computing

Na tradução, Computação na Nuvem. Essa expressão tem a ver com a utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados que estão interligados na internet.

7 – COBOL

Significa “Common Business Oriented Language” e no português “Linguagem Comum Orientada para Negócios”.

Na prática, quer dizer algo como uma tradicional linguagem de programação usada em bancos de dados comerciais.

8 – Cookies

São arquivos de tamanhos pequenos, mas que ficam armazenados no computador.

A função deles é guardar dados específicos de um cliente ou website, para serem acessados futuramente pelo servidor web de forma rápida.

9 – Dados Estruturados

Dados Estruturados

Os dados estruturados têm uma organização lógica, mas com uma pequena possibilidade de extração de informações para o Big Data.

Daí existem os Dados não Estruturados, que são desorganizados, como as mensagens em redes sociais e os e-mails. Logo, nesse caso, há grandes possibilidades para a extração de insights comerciais.

10 – Dark Data

São dados desconhecidos que podem ficar perdidos ou armazenados, sem a possibilidade de serem acessados ou analisados, caso o sistema não esteja configurado para isso.

11 – Data Center

Data Center

O Data Center, também chamado de Centro de Processamento de Dados, é um ambiente projetado para concentrar os servidores, os equipamentos de processamento e de armazenamento de dados.

Nele também está incluído sistemas de ativos de rede, como os switches, roteadores e outros.

Esses espaços são usados para serviços e atividades de diversas áreas, como os de energia, iluminação, telecomunicações, internet, transportes, tráfego urbano, bancos, sistemas de segurança, saúde pública, entretenimento e outros.

12 – DB

O DB que falamos acima é a Data Base, ou comumente chamado de Banco de Dados.

A sigla dá origem ao DBA (Data Base Administrator ou Administrador de Banco de Dados), que é o profissional responsável pela organização e gerenciamento do banco de dados de uma empresa.

Esse realmente é um Termo de TI muito importante e o passo principal para você entrar na área de tecnologia e da ciência da computação.

13 – DHTML

É o Dynamic HTML, ou seja, a união das linguagens HTML, JavaScript e CSS que ficam aliadas em um único Modelo de Objeto de Documentos (DOM).

A partir dele é possível alterar propriedades das páginas da web sem que para isso precise acessar o servidor.

O HTML5, por exemplo, é um termo que caído em desuso devido ao surgimento do DHTML.

14 – Gateway

É um computador que liga duas ou mais redes que usam protocolos de comunicação internos diferentes.

15 – HTTPS

HTTPS

No inglês é Hypertext Transfer Protocol Secure e no português, Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto.

O HTTPS usa o protocolo SSL/TLS (que é de segurança e protege as telecomunicações da internet para serviços de transferência de dados).

Ele permite que os dados sejam transmitidos por uma conexão criptografada, averiguando a autenticidade do servidor e do cliente através dos certificados digitais.

16 – IOT

Internet of Things e na tradução Internet das Coisas é o termo usado para a conexão de qualquer coisa à internet, como os eletrodomésticos, dispositivos, tênis ou, literalmente, qualquer coisa.

17 – P2P

P2P

Peer to peer ou ponto a ponto é uma arquitetura de redes de computadores sendo que cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor. Isso permite o compartilhamento de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

18 – RACK

Rack é local físico onde são montados todos os conjuntos de hardware relacionados. Geralmente, eles ficam dentro de um Data Center – vamos explicar abaixo.

19 – Query

É o processo pelo qual os dados são tirados de um DB e apresentados de forma mais compreensível. Na tradução, pode ser chamado de “inquerir” ou “requisitar”.

20 – Virtualização

Virtualização

 

É uma forma de executar os diversos programas, serviços e sistemas operacionais em um único dispositivo físico. Logo, um desktop pode ser acessado de qualquer outra máquina – desde que para isso exista uma prévia autorização e o acesso à internet.

Considerações Importantes

É claro que durante todo o artigo falamos muito nos Termo de TI. No entanto, o mais importante é notar que eles são importantes não apenas para que saiba a sua tradução e sim o seu uso na prática.

Nos dias atuais, as empresas tem visto que a ciência da computação é uma área que pode contribuir com a eficiência dos custos e a qualidade do serviço. O que tem tornado, por sua vez, a área da tecnologia imprescindível no crescimento empresarial.

Aliás, grandes oportunidades criadas no mercado tem a ver especificamente com a Internet das Coisas (IoT) – mais um termo de TI. Estimativas apontam que até 2020, mais de 50 bilhões de itens estarão conectados à internet, o que dá mais de 7 trilhões de dólares.

Portanto, não há dúvidas que os termos listados serão ainda mais importantes.

assinatura

Queremos ajudar sua empresa também! Solicite, sem compromisso, seu orçamento.


Qual sua opinião sobre o assunto?