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Abusos na utilização do celular corporativo obrigam empresas a monitorarem seus profissionais

Abusos na utilização do celular corporativo obrigam empresas a monitorarem seus profissionais

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Assessoria
Quatro em cada cinco executivos do mundo estão permanentemente conectados ao trabalho por meio de aparelhos móveis. Com a chegada dos Smartphones (Blackberrys, Iphones, HTC…) e a tecnologia 3G, a telefonia móvel passou a ser ainda mais difundida, pois o funcionário pode acessar vários tipos de serviços pelo seu aparelho: conferir e-mails, navegar na web e utilizar aplicativos que até então estavam limitados aos computadores.
A Sumus, empresa especializada em gestão de despesas em telecom, com 25 anos de mercado, afirma, por meio da análise do perfil de seus clientes, que atualmente as empresas possuem mais celulares do que ramais fixos. Com indicadores da área de telecom, é possível ver claramente que hoje a telefonia móvel tem quatro vezes mais acessos de usuários do que a fixa:
Acessos em milhões (jul/09)
fonte: site teleco
Celulares 161,9
Fixos 41,8
Banda Larga 10,8
TV Assinatura 6,8
Também é possível verificar que há praticamente um celular por habitante no Brasil, e muito disso se deve aos aparelhos corporativos.
Estatística do uso de celular no Brasil em Jul/09 (jul/09)
fonte: site teleco
84,6 cel/100 hab
3 estados ultrapassam 100 cel/100 hab.
12 DDDs ultrapassam 100 cel/100 hab.
Com a utilização dos celulares corporativos pelos executivos, ficam as questões: como monitorá-los? Como saber se a ferramenta não está sendo utilizada abusivamente para uso pessoal? Em virtude desse cenário, a necessidade de controlar os telefones móveis ficou eminente, já que esses recursos estão à disposição dos funcionários praticamente 24 horas por dia. Esse é um dos motivos pelos quais as empresas procuram plataformas para monitorar seus executivos. As vantagens de se gerenciar as despesas com telecom, principalmente os celulares, são inúmeras.
A Sumus alerta que é possível controlar a telefonia móvel da mesma forma que a fixa, por meio de importação das contas enviadas pelas operadoras e disponibilização de relatórios e validações via portal Web para os usuários. “Podemos dizer que hoje, praticamente 100% das empresas que gerenciamos controlam de forma efetiva os recursos de telefonia móvel que utilizam”, afirma Guilherme Lousada, Gerente de Produtos e Marketing da Sumus.
Muitas vezes o controle é tão refinado que, em uma de suas análises, a Sumus descobriu que um funcionário de uma empresa utilizava o celular corporativo para fazer download de aplicativos de jogos em uma quantidade abusiva. Os relatórios podem ser vistos pelos gestores da empresa, que conseguem ter acesso fácil e rápido às informações através de um completo portal Web, onde estão disponíveis relatórios, gráficos e uma completa ferramenta de Business Intelligence.
Com um monitoramento efetivo da telefonia, por meio dos sistemas Sumus, é possível identificar seu real perfil de utilização, por exemplo interurbanos, quais períodos e quais dias da semana as ligações são realizadas, além de saber a finalidade do uso. Até então, esses controles só eram possíveis em soluções para Telefonia fixa que monitoravam apenas os ramais dos usuários. Com essa tecnologia é possível ter o controle e o correto dimensionamento dos recursos de telefonia e fazer auditoria de contas, além de recuperar valores junto às operadoras, por exemplo.
Segundo a Sumus, no cenário pós-crise, as empresas estão exigindo transparência nos processos e o monitoramento da telefonia não poderia ficar de fora. Com a identificação dos gastos excessivos, os investimentos podem ser melhor direcionados para outras demandas da empresa.
Campanha de conscientização
De forma geral, o segredo para que uma campanha dê certo é fazer um trabalho junto aos gestores da empresa para o entendimento da ferramenta adotada e a melhor forma de multiplicar essa nova cultura de consciência na utilização dos recursos entre os funcionários.
“É um trabalho feito a quatro mãos dentro do cliente e o papel dos gestores é de fundamental importância para multiplicação desse trabalho”, comenta Guilherme. Feito isso, as possibilidades de campanhas são infinitas e podem ir desde e-mail marketing, folders e banners espalhados pela empresa até a abordagem pessoal aos funcionários.

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