Pesquisar
Close this search box.

Auditoria hospitalar: conheça todas as vantagens de realizar esse serviço!

Realizar adequadamente a auditoria das contas em um hospital pode fazer com que ele economize milhares de reais

Todo hospital possui as suas despesas, o que é inevitável, embora muitos deles gastem com aquilo que nem sabem muito bem do que se trata. Fazer uma auditoria hospitalar pode fazer com que esse custo diminua muito.
A gestão dos hospitais é uma questão bastante delicada, já que não se trata apenas de tentar cortar custos de qualquer maneira, o que poderia impactar diretamente na qualidade do atendimento e na possibilidade de salvar vidas.
Por isso, é imprescindível entender melhor o que deve ser feito nesses casos, de modo que a auditoria realmente traga bons resultados sem impactar nos serviços prestados pelo hospital.

Qual é a finalidade da auditoria hospitalar?

Qualquer empresa tem seus gastos, que podem ser analisados para entender melhor a situação e, então, cortar aquilo que não é necessário, de modo que o caixa fique o mais positivo possível.
As despesas fixas e variáveis também são uma realidade nos hospitais, mas a abordagem para esse caso não é a mesma que dos outros tipos de empresas, justamente pela especificidade dos serviços prestados.
Por exemplo, pode ser que o hospital tenha um equipamento desenvolvido para a realização de determinado exame que demanda um gasto relativamente alto com manutenções preventivas, mas que não seja muito utilizado.
auditoria hospitalar
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mesmo assim, não basta apenas vender esse equipamento para se livrar da despesa, já que nunca se sabe quando ele poderia ser utilizado. Por isso, a questão é mais delicada do que pode parecer.
A auditoria hospitalar é um procedimento que pode ser realizado, desde que se analise com muito cuidado os gastos e, principalmente, as atitudes que serão tomadas para reduzir essas despesas.
Como resultado, é possível fazer com que o hospital reduza seus custos, mesmo sem a necessidade de abrir mão de nada que seja vital para as suas operações.

Como fazer uma auditoria de contas hospitalares?

Saber como reduzir custos na empresa não se aplica da mesma maneira para um hospital, mas o serviço ainda pode ser realizado. As dicas mais importantes para prosseguir com a auditoria são as seguintes:

Analise todas as despesas

Antes de tomar qualquer decisão para a auditoria hospitalar, é fundamental ter analisado todas as suas despesas, sem nenhuma exceção, para compreender exatamente em que o dinheiro é investido.
Como são muitas contas e gastos, algumas informações invariavelmente passam batido e que ao mesmo tempo também não trazem nenhum benefício para o hospital.
Por outro lado, certos investimentos são essenciais e não podem ser modificados de forma alguma, como os que impactam no tratamento dos pacientes. Por isso, é muito importante analisar todas essas informações.
Depois disso, será obtida uma lista de prioridades com aquilo que é muito importante e o que não trará nenhum tipo de prejuízo, e é essa parte de baixo da lista que mais importa para a auditoria das contas do hospital.

Preste atenção nas consultas, exames e procedimentos realizados

Essa é uma das causas que podem fazer o hospital gastar muito mais do que eventualmente planejava: a conduta que é adotada com cada paciente.
Assim que um paciente chega ao hospital em caso de emergência, é essencial que ele seja atendido por um médico, que o encaminhará para o procedimento necessário, seja um exame, uma consulta ou até mesmo uma cirurgia.
O que costuma acontecer e impactar muito na auditoria hospitalar é a realização de procedimentos desnecessários para a situação de saúde do paciente, que muitas vezes têm que ser pagos pelo próprio estabelecimento.
Caso isso aconteça apenas uma ou outra vez, o prejuízo não tende a ser tão grande, mas se a situação se repetir muito, então o hospital pode enfrentar sérios problemas.
Por isso, além de olhar com muito cuidado para isso na auditoria, é fundamental orientar a equipe médica quanto aos exames e consultas, que devem ser feitos apenas quando realmente forem necessários.

Despesas variáveis devem ser consideradas

A previsão de um valor específico para despesas inesperadas é fortemente recomendável para todas as empresas. Assim, caso elas passem por algum prejuízo que não estava planejado, o baque será menor.
O mesmo se aplica a um hospital, ainda mais pela urgência que ele demanda no caso de alguma manutenção corretiva nos equipamentos ou até mesmo em um procedimento de valor mais elevado.
Para que isso não impacte na auditoria hospitalar, é importante reservar um valor todos os meses para emergências. Caso ele não precise ser usado, então pode ser armazenado em caixa para os próximos meses.

Cuidado com os gastos com telefonia

O atendimento telefônico dos hospitais precisa estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, já que seus serviços são essenciais para a população, mas isso pode levar à contratação de serviços telefônicos desnecessários.
As operadoras de telefonia costumam oferecer serviços que podem não trazer tantos benefícios aos clientes, mas que encarecem o valor das faturas. Quando contratados em larga escala, o impacto pode ser ainda maior.
Por isso, de tempos em tempos, é importante que a auditoria hospitalar analise os gastos com telefonia e veja se existe alguma possibilidade de reduzir os custos ou mesmo de rever os valores cobrados.
Com isso, a economia pode ser muito alta e chegar a milhares de reais, ainda mais se houver algum tipo de cobrança abusiva nas faturas.
auditoria hospitalar

Auditoria hospitalar: serviço fundamental para o caixa do hospital

A parte administrativa de um hospital é tão importante quanto a operacional. Por isso, a auditoria é um procedimento fundamental para que ele mantenha sua saúde financeira em dia.
Por mais que se siga um passo a passo para a auditoria de contas, é muito complicado fazer tudo isso sozinho, ainda mais quando a equipe de gestão financeira não tem afinidade com esse tipo de procedimento.
Logo, o melhor a se fazer é deixar esse serviço sob a responsabilidade de uma empresa confiável e experiente, que consiga atender a todas as necessidades do hospital e realizar auditorias plenamente confiáveis.
Depois de aprender mais sobre o assunto, ficou nítido que a auditoria hospitalar é imprescindível. Então, contrate o serviço de auditoria de contas e desfrute de todos os benefícios que ele oferecerá!

Autor:

NEWSLETTER



    Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: