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Qual a importância do ISO 9001 para a sua empresa?

Entenda qual é a finalidade dessa certificação para a sua companhia
Existem centenas de certificações de qualidade, que são procuradas pelas empresas para que possam assegurar aos seus clientes a eficiência dos produtos e serviços oferecidos, e a certificação ISO 9001 se destaca entre as demais.
Mesmo que você não seja um profundo conhecedor do assunto, é provável que já tenha ouvido falar sobre ela alguma vez, o que é totalmente compreensível pelo fato de ser a mais conhecida de todas as certificações.
Vamos entender exatamente qual é o seu propósito e porque empresas brasileiras e de todo o mundo desejam tanto possuir o selo da ISO 9001 e, assim, exibi-lo aos clientes, fornecedores e parceiros.

O que é a certificação ISO 9001?

É a norma responsável por definir os requisitos necessários para a aplicação de um sistema de gestão de qualidade na empresa, a qual tem como objetivo aumentar a eficiência e, consequentemente, a satisfação do cliente.
A ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normatização) é uma organização que atua em vários países do mundo e tem como objetivo definir padrões internacionais a serem seguidos pelas companhias.
As normas variam em seu conteúdo e propósito, mas o objetivo sempre é o de manter a eficiência, segurança e qualidade nas operações, além de fazer com que elas possam atuar de acordo com padrões previamente estabelecidos.
Como o Brasil é um membro de pleno direito da ISO, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável por representar a organização no país. Por isso, a norma é oficialmente conhecida como ABNT NBR ISO 9001:2015.
A certificação ISO 9001, assim como ocorre com todas as outras, é avaliada a cada cinco anos e, se necessário, revisada para garantir que continue atuando como uma ferramenta importante para o mercado e as companhias que a utilizam.
Os desafios enfrentados pelas empresas mudam com o passar do tempo, o que levou a organização a atualizar a norma para manter seu sentido e se adequar à globalização, às novas formas de se fazer negócio e ao aumento de expectativas de todas as partes envolvidas.
Entre os tipos de certificação ISO, a 9001 é uma das mais desejadas, o que leva empresas de todos os portes e segmentos a buscarem se adequar às suas exigências para conseguir o tão desejado selo. De acordo com a própria ISO, há mais de 1 milhão de empresas em todo o mundo com essa certificação.

O que fazer para obter a certificação ISO 9001?

Basicamente, os passos necessários para a obtenção dessa certificação são os seguintes:

Regularidade da situação cadastral

O primeiro procedimento necessário para a obtenção da certificação ISO 9001 é ter a situação cadastral da empresa em perfeito estado, ou seja, ela deve constar como ativa para a Receita Federal.
Teoricamente, esse é o passo mais simples, já que para uma empresa atuar legalmente no mercado, sua situação cadastral deve constar dessa maneira. Caso a sua companhia não esteja assim, procure um contador para saber como proceder.

Instalação em imóvel regularizado

Não apenas a empresa deve estar ativa como também o imóvel em que ela opera deve ser apropriado para o desempenho de atividades profissionais, ou seja, ser um imóvel comercial devidamente cadastrado na prefeitura.
Se o negócio opera em um imóvel residencial, não será possível obter a certificação ISO 9001, já que sua finalidade não é compatível com as atividades da empresa.

Implementação da norma de qualidade

Essa é a etapa mais trabalhosa, onde a empresa precisa seguir as determinações constantes na norma ISO 9001 para se tornar apta a conseguir a certificação.
As certificações do mercado de tecnologia pretendidas pelos colaboradores que atuam na área podem ser obtidas individualmente, ou seja, através de cursos e estudos sobre o assunto e da realização de provas e testes para que possam obtê-las, mas o processo funciona de maneira diferente com as empresas.
É preciso seguir a uma série de requisitos para obter a certificação ISO 9001, todos com o intuito de implantar um sistema de gestão da qualidade e melhorar os processos realizados internamente.
Papéis escritos qualidade e ISO 9001
Como será preciso mudar as práticas da empresa para se adequar à norma, é recomendável que toda a equipe passe por um treinamento especializado, que mostre a importância de uma atuação correta e responsável em cada processo.
A gestão de qualidade deve ser um objetivo constante de toda a equipe, pois é preciso trabalhar em conjunto para colocar essa necessidade em prática. Portanto, pode ser que o processo leve algumas semanas ou meses até que seja concluído.
O ideal é contratar uma empresa especializada em consultoria para a obtenção da certificação, a qual conhece todos os tópicos e assuntos tratados por ela e, assim, pode otimizar o procedimento e torná-lo mais ágil.
É preciso fazer um investimento para a contratação desse tipo de consultoria, mas ele vale a pena pelo fato de orientar toda a equipe da maneira certa, o que é fundamental para colocar o próximo passo em prática.

Contratação de um órgão certificador

Por fim, é necessário contratar uma empresa que atue como órgão certificador da ISO 9001, a qual é responsável pela emissão do certificado.
Há várias empresas que oferecem esse serviço, mas para aumentar as chances de conseguir obter a certificação ISO 9001, é de suma importância que os processos de gestão de qualidade estejam devidamente internalizados por toda a equipe.
Isso é fundamental, já que caso o órgão certificador constate que a atuação da empresa não é compatível com o que consta na norma ISO 9001, a certificação não será concedida, o que se reverte como um sério prejuízo financeiro e organizacional.
É por isso que a consultoria para ISO 9001 é importante, pois é ela que indicará os pontos que devem ser melhorados. Quando se perceber que a empresa já coloca tais processos em prática, o órgão comunicará a companhia de que é um bom momento para solicitar a visita do órgão certificador.

Seja uma empresa certificada pela ISO 9001!

É perfeitamente compreensível o interesse pela obtenção dessa certificação, já que as empresas que as detêm se colocam em uma posição de destaque perante a concorrência, o que mostra a eficiência de seus processos e, consequentemente, faz com que os clientes possam ficar mais satisfeitos.
A Sumus é uma delas, que conta com a ISO 9001 entre seus prêmios e certificações desde 2001, o que comprova a filosofia da empresa de sempre satisfazer ao máximo as necessidades dos clientes.
Assim como a gestão de telecom é essencial para a sua companhia, a certificação ISO 9001 também é. Adeque seus processos de acordo com o que é solicitado pela norma e desfrute de todos os benefícios operacionais e comerciais resultantes desta decisão!
 
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