Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Conheça as Principais Certificações do Mercado de Tecnologia!

O mercado de tecnologia está cada vez mais concorrido, se quiser ocupar uma posição de destaque precisa investir nas melhores certificações

Todas as profissões demandam que seus profissionais se atualizem constantemente, já que a tecnologia faz com que novos conceitos apareçam quase que diariamente. Logo, quem não correr atrás de atualizações ficará para trás.

Entre todas as profissões, as que envolvem o segmento de Tecnologia da Informação é uma das que mais se atualizam. Afinal de contas, novos conhecimentos servem para que seja possível prestar um serviço mais seguro e eficiente.

Existem várias certificações do mercado de tecnologia, mas algumas delas se destacam por ter uma importância ainda maior e poderem fazer toda a diferença na vida profissional de quem atua na área.

Entenda melhor o quão importante é investir em boas certificações e confira ótimas sugestões para impulsionar de vez a sua carreira e te tornar um profissional ainda mais capacitado!

Por Que Investir em Certificações do Mercado de Tecnologia?

É bem simples entender essa pergunta. Se uma empresa tem uma vaga e precisa escolher entre dois candidatos, um mais preparado e outro menos capacitado, certamente o primeiro será o selecionado, com justiça.

Porém, a capacitação dos profissionais já não depende apenas de cursos superiores ou de pós-graduação: entre 10 profissionais, todos já formados, é bem provável que o preferido seja aquele que reúna as melhores certificações do mercado de tecnologia.

Ainda que não possuam o peso acadêmico de uma formação superior, o mercado de trabalho está bastante ligado nos candidatos e já observa aqueles com boas certificações com outros olhos, o que mostra que eles são mais capacitados e experientes.

Quando se trata da tecnologia para empresas, é claro que elas preferirão investir em um profissional cuja capacidade seja comprovada por instituições conhecidas e que sejam referência no segmento. Pode até ser que o candidato tenha determinado conhecimento, mas a certificação é uma prova fiel disso.

Então, sem sombra de dúvidas, além do sentimento de realização pessoal, tirar as melhores certificações do mercado de tecnologia é uma excelente opção, que fará com que o investimento valha muito a pena.

Veja Quais São as Melhores Certificações do Mercado de Tecnologia

Quais São as Melhores Certificações do Mercado de Tecnologia?

É um pouco difícil cravar as melhores certificações do segmento, e pode até ser um pouco injusto, já que existem várias áreas no mercado de tecnologia, e o que é indispensável para um profissional pode não ser tão importante assim para outro.

Seja como for, existem algumas certificações que se destacam, seja pelas exigências para sua realização, pelo baixo número de profissionais que são certificados ou pelos conhecimentos que elas atestam.

Confira agora algumas das principais certificações e saiba por onde começar para dar aquele upgrade no seu currículo!

1 – Certified Information Systems Security Professional (CISSP) – (ISC)²

A tradução, Profissional Certificado em Sistemas de Segurança de Informação, deixa bem claro qual é o intuito dessa que é uma das principais certificações do mercado de tecnologia para quem atua na área de segurança da informação.

A CISSP foi a primeira a atender a ABNT NBR ISO/IEC 17024, que é uma avaliação de conformidade que visa estabelecer critérios gerais para a certificação de pessoas. Essa certificação é focada em assuntos críticos de segurança, como computação em nuvem, apps, gestão de risco, segurança móvel e outros.

Para a obtenção desse certificado, é preciso ter um desempenho de 70% no teste de 250 perguntas, ou seja, acertar pelo menos 175. O prazo para a realização do teste é de 6 horas, e uma curiosidade é que o candidato não pode ter antecedentes criminais, dado o conteúdo que é abordado.

2 – Project Management Professional (PMP) – PMI

Por mais que não seja uma certificação exclusivamente focada no mercado de tecnologia, essa é essencial para quem quer atuar na gestão de projetos, que, por sua vez, é muito importante em projetos de tecnologia.

Os pré-requisitos do PMP o colocam como uma das certificações do mercado de tecnologia mais concorridas: o candidato deve ter segundo grau completo, 7500 horas na liderança e gestão de projetos nos últimos 8 anos e 35 horas de treinamentos de gestão de projetos.

Os profissionais que já tiverem uma graduação de pelo menos 4 anos precisam comprovar 4500 horas de liderança e gestão de projetos nos últimos 6 anos e as mesmas 35 horas de treinamentos de gestão de projetos.

O exame conta com 200 questões e deve ser concluído em até 4 horas. Para manter a certificação, é preciso acumular 60 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) a cada 3 anos. Cada PDU equivale a uma hora de contato com conteúdos relacionados à certificação.

3 – Advanced PL/SQL Developer Certified Professional – Oracle

Essa é uma linguagem de terceira geração, focada em profissionais que desenvolvem para a web com foco em bancos de dados baseados em SQL (Structured Query Language).

Programadores, especialistas, administradores e demais profissionais que estiverem interessados no Oracle Advanced PL/SQL Developer Certified Professional devem, primeiro, passar pelo Oracle PL/SQL Developer Certified Associate, que é como se fosse um módulo inferior do curso.

Ambas certificações do mercado de tecnologia são essenciais para quem atue com SQL e queira ter um currículo mais rico e completo.

4 – Information Technology Infrastructure Library (ITIL) – Axelos

As certificações ITIL são algumas das mais requisitadas entre todas as de tecnologia, já que são ideais para profissionais que atuam em departamentos completos de TI.

Quem possui essas certificações é capaz de atuar com muito mais qualidade em projetos de TI, de modo a aumentar a produtividade de toda a equipe e reduzir os custos, o que se converte em benefícios para todos os setores.

Ainda que seja bastante conhecida, não são muitos os profissionais, a nível nacional e global, que possuem essas certificações do mercado de tecnologia. Logo, quem concluí-la estará em uma posição de muito mais destaque no mercado.

A duração dos testes é de 60 minutos e é necessário acertar pelo menos 26 questões, ou seja, 65% do total.

Invista em Certificações e se Destaque no Mercado de Trabalho

O crescimento do segmento de tecnologia é latente, mas nem todos os profissionais se capacitam como deveriam, de modo a suprir essa necessidade tão grande de pessoas capacitadas e experientes para guiar e atuar em projetos de TI.

Se você quer estar entre o seleto grupo de profissionais que atuam em grandes companhias e são muito bem remunerados por isso, então não deixe de investir nas melhores certificações do mercado de tecnologia para alcançar esse objetivo o quanto antes!

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa