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Como definir os melhores planos de telefonia empresarial

Descubra o que você deve levar em consideração na hora de escolher o plano de telefonia ideal para a sua empresa

Por mais que as vantagens do mundo moderno nos coloquem cada vez mais distantes do uso da telefonia, o uso do telefone ainda é essencial em muitas empresas.

É somente por meio da comunicação via telefone que alguns contratos são fechados e, além disso, essa ainda é uma das melhores maneiras de entrar em contato direto com um cliente a qualquer hora do dia.

Entretanto, escolher um plano de telefonia ainda não é uma tarefa simples. Se antes existia poucas opções de ofertas, hoje na maioria das cidades há muitas alternativas e cada operadora criar uma série de pacotes visando atender parcelas cada vez maiores da população.

Por conta disso, é preciso pesquisar muito antes de definir qual empresa será a responsável pela comunicação da sua empresa.

Para ajuda-lo nessa tarefa, preparamos uma lista com algumas dicas que você deve levar em consideração na hora de escolher em qual dos planos de telefonia você vai apostar as suas fichas.

Será que você já tem todas as informações que precisa para fazer a melhor escolha?

1 – Descubra o que você precisa

Telefonia e gestão telefônica

Antes de sair por aí em busca de um plano de telefonia, é importante que você tenha em mente o perfil de uso que sua linha terá. Você fará mais ligações locais ou interurbanos?

As ligações serão feitas apenas dentro do país ou há necessidade de contato com o exterior? A velocidade da internet banda larga é um diferencial para o seu negócio? Há a necessidade de contratação de serviços adicionais, como TV por assinatura ou seguros?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas antes que você comece a avaliar as opções disponíveis no mercado. Há um ditado que diz que “para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.

Por não saber exatamente o que você procura fica fácil ser seduzido pela primeira oferta que você vê pela frente. Evite isso para poder fazer um melhor negócio.

2 – Fique de olho nas tarifas

Sabendo o seu perfil de uso é possível descobrir qual empresa é capaz de oferecer uma tarifa mais em conta para você.

Por exemplo, vamos supor que a operadora A seja mais barata, mas seu principal diferencial seja os descontos para interurbanos. Já a operadora cobra um pouco mais caro, mas oferece pacotes mais atrativos para ligações locais.

Se por um acaso o seu perfil de uso é de apenas ligações locais, o desconto oferecido pela operadora A pode não fazer muito sentido.

Em outras palavras, esse provavelmente será um barato que vai sair mais caro, pois seu volume maior de ligações está concentrado em um item que não contempla descontos.

3 – Adote um sistema tarifador telefônico

tarifador telefonico

Quando você tem informações sobre a maneira como os seus colaboradores utilizam os serviços de telefonia, fica mais fácil ter o controle sobre as ações deles.

É fundamental, por exemplo, estabelecer políticas de uso e identificar quais colaboradores ou quais setores mais utilizam as ligações telefônicas.

Um sistema tarifador telefônico pode ajudar a identificar essa característica, mesmo se estivermos falando de ligações via celular. Você vai se surpreender com o fato de que muitos colaboradores que têm direito a uma linha corporativa, na prática não têm necessidade alguma dela.

Quanto mais dados você tiver sobre telefonia na sua empresa, melhores serão as suas decisões.

4 – Faça auditorias nas contas telefônicas

Você sabia que a grande maioria das empresas paga um valor na conta de telefone que está acima do que deveria?

Isso acontece pelo simples fato de que as operadoras nem sempre respeitam aquilo que foi acordado nos planos de telefonia. É comum, por exemplo, que sejam encontrados exemplos de tarifação errada, cujos valores podem aumentar a sua conta em até 30%.

Aquelas empresas que adotam um sistema de tarifador telefônico ganham ainda a vantagem de poderem comparar aquilo que foi efetivamente gasto com o que a operadora de telefonia cobrou.

Esses valores cobrados a mais podem ser questionados e, com isso, é possível economizar uma boa quantia mês a mês, dinheiro que pode fazer a diferença no seu caixa.

5 – Evite despesas acessórias

As operadoras de telefonia, em geral, contam com uma vasta gama de serviços, que vão muito além do básico que você precisa.

A lista inclui seguros, acessos a serviços de streaming de música, planos de TV por assinatura e muitas outras coisas. Antes de fechar o contrato, é preciso ficar atento a cada um dos serviços incluídos no pacote.

Se você não tiver interesse em um determinado item, solicite imediatamente para que ele seja retirado ou desabilitado.

Não faz sentido pagar por alguma coisa que você não vai utilizar. Essa falsa sensação de estar conseguindo algo gratuitamente ou por um custo mais acessível faz com que você perca o seu poder de negociação e acabe pagando mais caro por tudo no final das contas.

Lembre-se de uma coisa: um plano de telefonia nada mais é do que um contrato de prestação de serviços entre uma operadora e sua empresa. Se um determinado serviço não se faz necessário no seu dia a dia, não há porque pagar por ele.

Negocie abertamente com as operadoras e se a opção existente não for do seu agrado, procure outra. O que não pode acontecer é você se tornar refém de uma companhia, por qualquer razão que seja.

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