Como Reduzir Custos na Empresa Com as Despesas Fixas e Variáveis?

Toda empresa deseja reduzir custos, mas isso precisa ser feito depois de muito planejamento e com bastante cautela

É praticamente impossível encontrar algum gestor que não deseje saber como reduzir custos na empresa. Afinal de contas, isso diretamente resulta em mais lucros, o que é excelente.

Porém, a aplicação desse conceito não é tão simples assim, caso contrário, não haveria tantas empresas endividadas ou que lutam para não fechar o mês no vermelho.

É possível reavaliar as despesas fixas e variáveis da empresa, de modo a analisar quais são os custos que podem ser cortados e quais não podem ser mexidos de maneira alguma, desde que você saiba como agir nessa situação.

O Que São Despesas Fixas e Variáveis?

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para cortar custos em empresas. Se existisse, com certeza ela não seria disseminada gratuitamente por aí e custaria muito para qualquer empresa interessada em conhecer.

Os custos fixos e variáveis podem ser avaliados com bastante atenção para saber o que pode ser cortado, mas antes é importante saber qual é a diferença entre eles.

Basicamente, a diferença entre despesas fixas e variáveis é que as fixas estão presentes todos os meses (salários, aluguel, contas de água e luz, etc.), enquanto as variáveis podem ser a compra de uma matéria-prima especial, que acontece esporadicamente.

Conhecer essa definição torna mais fácil a compreensão de como reduzir custos na empresa, já que você deve olhar para esses tipos de custos de uma maneira diferente.

como-reduzir-custos

Como Reduzir as Despesas Fixas?

Os custos fixos são uma questão bem complexa, já que eles simplesmente nunca deixarão de existir, pelo fato de serem imprescindíveis para a continuidade das operações da empresa, seja qual for seu porte e segmento.

Ainda assim, é possível buscar por outras alternativas para conseguir gastar menos e, consequentemente, guardar mais. Algumas das principais são as seguintes:

Buscar o Aluguel de um Espaço Mais Barato

Uma das melhores estratégias para reduzir custos na empresa é procurar por um novo ponto comercial, o que se aplica em muitos casos, já que várias empresas não possuem um local próprio e precisam pagar um aluguel todos os meses.

É sempre importante avaliar a possibilidade de mudar para outro lugar, desde que isso não impacte na qualidade da prestação dos serviços por parte da sua empresa. Reduzir essa despesa pode ajudar a melhorar muito sua situação atual.

Fazer Campanhas de Conscientização de Economia de Energia e Água

Pode até parecer que isso não faça muita diferença, mas esse é um ledo engano. Afinal de contas, qualquer economia é bem-vinda, ainda mais em uma empresa, que o número de funcionários costuma ser grande.

Na verdade, quanto mais funcionários houver na empresa, maiores são as chances de economizar na conta de água e de luz, desde que eles sejam orientados para essa economia, embora empresas de menor porte também possam se valer da estratégia.

Não há como reduzir custos na empresa sem tomar nenhuma atitude, e essa é uma que pode resultar na economia de centenas (ou milhares) de reais por mês, que certamente ajudarão demais no orçamento.

Reduzir a Equipe de Funcionários

Demitir um funcionário é quase sempre um momento bem complicado, já que isso envolve o desligamento de alguém que tem como fonte de renda essa posição em sua empresa, o que pode ser emocionalmente difícil.

Porém, faz parte das atribuições de um gestor agir racionalmente, e se os serviços de um funcionário já não forem mais necessários, então mantê-los na empresa será apenas um custo a mais, que se torna bem pesado com todos os encargos e benefícios.

Por isso, uma das formas mais eficientes de como reduzir custos na empresa é a demissão de funcionários, mas desde que isso seja estritamente necessário. Caso contrário, a produtividade pode cair e a empresa terá sérios problemas.

Tenha um Bom Controle da Telefonia da Empresa

As contas de telefonia são algumas das despesas fixas menos consideradas na hora de pensar em como reduzir custos na empresa, embora esse seja um pensamento equivocado.

Por mais que tal despesa esteja presente todos os meses, é preciso controlar os gastos para não ter surpresas na hora que a fatura chega. Os sistemas de tarifação telefônica se mostram como uma excelente alternativa.

Como eles podem controlar os gastos com cada linha telefônica, então é possível acompanhar essa questão mais de perto e, se necessário, tomar iniciativas para reduzir o uso excessivo das linhas de telefonia.

Como Reduzir as Despesas Variáveis?

Aqui está mais uma questão que pode parecer muito difícil, mas é só planejar tudo adequadamente que os resultados podem ser ótimos.

Pesquise Para Adquirir Produtos e Equipamentos Esporádicos

Pode ser que sua empresa tenha que adquirir algum equipamento ou produto em uma situação que não acontece com frequência, como novos computadores, máquinas ou até mesmo matérias primas especiais.

Mesmo que essa seja uma situação que não acontece sempre, é preciso pesquisar bastante antes de fazer essa compra, já que os preços entre os fornecedores podem ser bem diferentes.

Não há como reduzir custos na empresa sem fazer uma boa pesquisa de mercado nesses casos, o que pode resultar na economia de um bom dinheiro para a sua empresa.

como-reduzir-custos-nas-empresas

Se Prepare Para as Despesas Variáveis

O fato de serem variáveis faz com que você não tenha muito controle sobre esses gastos, mas isso não quer dizer que a empresa não deva se precaver para elas, muito pelo contrário.

Por isso, é fundamental ter um dinheiro em caixa para esse tipo de emergência, de modo que a despesa não entre de uma vez no orçamento e resulte em problemas de maior proporção.

Embora essa não seja uma alternativa propriamente dita de como reduzir custos na empresa, ela pode ajudar a evitar gastos muito altos, o que pode ser bastante prejudicial.

Entenda Como Reduzir Custos na Empresa e Seja Fortemente Beneficiado!

Todas as dicas que foram dadas podem ser aplicadas na sua empresa a partir de hoje, não importa qual seja o seu porte ou segmento. Certamente, elas podem ajudar a manter um orçamento muito mais equilibrado.

Por isso, tenha uma gestão de telecom econômica, planeje tudo o que está ao seu alcance e veja como reduzir custos na empresa pode ser muito mais simples do que parecia!

assinatura

Queremos ajudar sua empresa também! Solicite, sem compromisso, seu orçamento.


Qual sua opinião sobre o assunto?