Como Reduzir Custos na Empresa? Confira 04 Estratégias Infalíveis

A redução de custos em uma empresa é fundamental, não apenas para economizar, mas até mesmo para manter suas operações

Saber como reduzir custos na empresa é uma preocupação de absolutamente todas as companhias do mercado. Se for perguntado a algum gestor se ele deseja economizar, é certo que a resposta será positiva.

Porém, uma resposta que não é tão óbvia assim é como chegar a essa economia, já que são tantas despesas fixas e variáveis que fica difícil saber de onde tirar para poder gastar menos.

Felizmente, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para obter essa economia, sem que seja necessário fazer nada muito brusco ou que prejudique a empresa, e quem adotá-las poderá ver uma ótima diferença no balanço financeiro!

Estratégias Incríveis de Como Reduzir Custos na Empresa

É claro que nenhuma dessas estratégias é uma fórmula mágica do sucesso, mas desde que elas sejam aplicadas corretamente, o resultado será uma economia considerável já a curto prazo, que tende a melhorar ainda mais no médio e longo prazo!

custos-empresa

1 – Terceirize Algumas Atividades

Toda empresa desempenha diversas atividades, principalmente aquelas de maior porte. Um escritório de contabilidade, por exemplo, pode ter contadores, advogados, funcionários de limpeza, motoristas e gestores de recursos humanos.

Uma tendência que cresce a cada dia que passa é concentrar os esforços da empresa em suas atividades principais e deixar as demais sob a supervisão e controle de uma empresa terceirizada.

Alguns dos serviços que podem funcionar dessa forma são os de limpeza, portaria, recepção, cozinha e transporte, entre outros, já que é grande o número de empresas que prestam esse serviço em todo o Brasil.

Pode ser bem mais barato terceirizar essas atividades do que ter que montar uma equipe de supervisão para essa atividade, o que pode impactar no cronograma dos colaboradores, que podem focar naquilo que realmente precisam fazer.

Portanto, a primeira forma de como reduzir custos na empresa é ter como objetivo trabalhar naquilo que é o foco da empresa. Assim, todo o tempo será aproveitado da melhor maneira possível.

2 – Procure Melhores Pontos Comerciais

O controle de gastos sempre passa pelas despesas fixas, e uma das que mais impactam é o aluguel do espaço físico, que pode ser bem pesado, ainda mais em lugares melhor localizados e com uma área maior.

Porém, acontece que muitas empresas contam com um espaço bastante grande, embora sua equipe de trabalho não seja grande assim, ou seja, elas pagam por um espaço que não precisam de verdade.

Outra coisa que é muito comum é ter um escritório ou uma empresa super bem localizada, mas que não recebe um número muito grande de clientes e visitantes presencialmente. Essa pode se mostrar como uma ótima oportunidade.

Lugares que fiquem mais afastados dos grandes centros e de pontos mais conhecidos costumam ter um aluguel mais barato. Se a infraestrutura comporta tudo o que sua empresa precisa, então por que não mudar?

Caso você ache viável, reuniões com potenciais clientes e parceiros podem ser feitas em cafés, coworkings e outros espaços mais visualmente atraentes. Essa forma de redução de custos nas empresas não atrapalhará em nada, basta saber como administrar.

3 – Invista em um Tarifador Telefônico

Você pode não saber tudo que o tarifador telefônico pode proporcionar à economia da sua empresa, o que é relativamente normal, já que muita gente ainda não conhece essa solução, mas a economia pode ser muito grande.

Essa é uma das formas de como reduzir custos na empresa que mais podem impactar a curto prazo. já que o tarifador telefônico é um sistema que controla todo o setor de telecomunicações da empresa.

Dessa forma, será possível saber quanto cada um dos setores gasta com telefonia, seja através de linhas fixas, móveis ou PABX. Assim, pode ser contratado um novo plano, com serviços mais adequados às suas necessidades, além da instauração de políticas de uso das linhas.

Como a telefonia é uma despesa fixa que geralmente passa despercebida na hora de calcular os gastos, então essa decisão pode fazer toda a diferença no faturamento da sua empresa.

4 – Invista na Metodologia de Home Office

De acordo com a Pesquisa Home Office Brasil 2016, realizada pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), 68% das empresas brasileiras realizam o teletrabalho, como home office ou trabalho de campo.

Pode parecer bastante, mas o número ainda está bem longe do de outros países, como os Estados Unidos, em que esse índice sobe para 85%.

Com o passar do tempo, quem busca como reduzir custos na empresa entendeu que pode valer muito a pena investir nessa metodologia, já que muitos dos trabalhos desempenhados atualmente podem ser feitos de casa, através da internet.

Ao ter uma empresa com alguns (ou até todos) os colaboradores trabalhando em casa, será necessário ter um espaço físico muito menor ou até mesmo investir em um coworking para economizar muito com essa despesa.

Dessa forma, será possível economizar uma ótima quantia todos os meses, o que pode resultar em bons milhares de reais ao final do ano. Confira também: Você faz um bom uso do celular corporativo?

planejamento-para-reduzir-custos

 

 

Reduza os Custos e Economize na Sua Empresa!

Com a redução de custos, sua empresa poderá investir mais em publicidade, divulgação, infraestrutura ou no que julgar mais eficiente, ou ainda guardar esses recursos para uma eventualidade, de modo a não ser pega de surpresa.

Então, não perca mais tempo: teste novas metodologias, terceirize o que for necessário, invista em uma gestão de telecom eficiente e veja como reduzir custos na empresa pode ser benéfico para a sua empresa!

assinatura

Queremos ajudar sua empresa também! Solicite, sem compromisso, seu orçamento.


Qual sua opinião sobre o assunto?