Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa

Homem e mulher apontando para os gráficos

Como usar o big data para aprimorar o seu negócio

Veja como essa tecnologia pode revolucionar o seu negócio

A cada dia que passa, os dados passam a ter mais valor. Eles são capazes de fazer com que uma empresa tenha muito sucesso no mercado ou que passe despercebida pelos clientes, mas se você não sabe o que é big data, pode não compreender como isso funciona.

Essa é uma realidade no mundo da tecnologia que pode ser aplicada para a obtenção de ótimos resultados, e entender como aplicá-la em sua companhia pode ser um marco para seu desenvolvimento.

Vamos aprender do que se trata esse conceito e como melhorar a sua empresa através da aplicação de tais técnicas.

O que é big data?

É um campo que trata de maneiras sistemáticas de extrair informações ou lidar com conjuntos de dados que são muito complexos ou grandes para que possam ser utilizados programas convencionais de processamento de dados.

Em outras palavras, a área tem como objetivo coletar uma série de dados, às vezes sem valor aparente em um primeiro momento, e processá-los de modo que resultem em informações valiosas para o objetivo proposto.

Quem procura o que é big data atualmente pode perceber que algumas das soluções mais adotadas são o uso de análise preditiva, análise de comportamento do usuário e outros métodos avançados de extração de valor dos dados.

Além de ser um dos principais termos de TI da atualidade, essa é uma tecnologia que possui forte influência no mercado, o que tende a aumentar exponencialmente com o passar do tempo.

De acordo com a Domo, são criados 2,5 quintilhões de dados por dia, o que equivale a aproximadamente 2,5 milhões de terabytes, o que é muita coisa.

A mesma empresa estima que, até 2020, cada pessoa na terra criará 1,7 MB de dados por segundo, o que equivale a 146,88 GB por dia. Ao multiplicar pela estimativa de população da terra, que é de aproximadamente 7,7 bilhões, o resultado é 1,13 bilhão de TB diário!

Isso ajuda a entender porque é necessário saber o que é big data no mundo de hoje, já que o volume de dados criados por dia é absurdo, e isso pode ser utilizado de diferentes maneiras.

É possível analisar tendências comerciais, prevenir doenças e combater o crime, entre outras aplicações, o que faz sua importância se destacar para cientistas, executivos, profissionais da medicina, publicitários e até mesmo para órgãos governamentais.

Como usar o big data em sua empresa?

Mesmo depois de entender qual é a definição, ainda ficou a dúvida de como aplicar o big data para empresas, o que pode ser feito através de exemplos práticos utilizados por outras companhias.

Melhora da aquisição e retenção de clientes

Os clientes estão entre os principais ativos de qualquer negócio, e se a empresa se recusa a saber o que outros clientes em potencial procuram, o resultado pode ser uma perda importante na clientela.

Ao entender o que é big data e aplicá-lo na companhia, é possível observar os padrões e tendências de seus consumidores atuais, bem como de seu mercado como um todo, para saber como atingir novas pessoas e, ao mesmo tempo, manter seus clientes atuais e fazer com que eles sejam fiéis.

Gestão de riscos

A imagem mostra uma série de códigos de programação

Se o big data é um termo em alta na área de TI, a gestão de riscos também é para os administradores e gestores, já que esse é um assunto indispensável para minimizar os prejuízos que podem acontecer na companhia.

Depois de aprender o que é big data, fica claro que a tecnologia pode ser utilizada para prever futuros acontecimentos, seja qual for o segmento daquela companhia, o que por sua vez faz com que ela consiga evitar passar por momentos prejudiciais, tanto em termos organizacionais quanto financeiros.

Obtenção de insights de marketing

Muitas empresas já perderam milhões em anúncios e publicidades que não trouxeram resultados tão bons quanto os esperados. Se isso aconteceu, são grandes as chances de que a etapa de pesquisa não tenha sido realizada.

Hoje em dia, é possível fazer uma análise cautelosa e minuciosa do mercado, como através das atividades online, monitoramento de transações em pontos de venda e detecção de mudanças dinâmicas nas tendências de mercado, por exemplo.

Compreender o que é big data e aplicar esse procedimento de inteligência de negócios pode resultar em movimentos assertivos de marketing, os quais, por sua vez, podem fazer com que o faturamento da empresa aumente drasticamente.

Veja também: O que é business intelligence? Por que eu preciso dominar esse assunto?

Desenvolvimento de produtos e serviços

O planejamento de novos produtos e serviços podem ser feitos através do big data, graças à possibilidade de garimpar entre dados e, assim, entender o que está movimentando aquele mercado atualmente.

O objetivo sempre deve ser o de atender às necessidades dos clientes, e elas podem ser conhecidas através dos insights possíveis com a análise de dados, nesse passo capaz de fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma nova iniciativa.

Implemente o big data em seu negócio!

Oportunidades não faltam para se beneficiar do potencial que pode ser trazido pelo tratamento de dados para companhias de todos os portes e segmentos, nesta que pode ser quase que uma necessidade para a maioria das empresas no futuro.

É necessário fazer um investimento para poder contar com o serviço, mas depois de compreender o que é big data e como é grande o seu potencial, vale a pena fazer um planejamento para saber qual é o possível lucro trazido por essa iniciativa.

Quando planejado adequadamente, a tendência é de que os resultados sejam bastante positivos e superem o investimento realizado, seja a curto, médio ou longo prazo, de acordo com os objetivos pretendidos.

Agora que você já sabe o que é big data, analise a viabilidade de sua contratação pela empresa. Assim como a gestão de telecom é uma solução indispensável para o sucesso das companhias hoje em dia, o mesmo pode se aplicar à análise e tratamento de dados em larga escala.

assinatura

Queremos ajudar sua empresa também! Solicite, sem compromisso, seu orçamento.


Qual sua opinião sobre o assunto?