Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa

Celulares e papéis em cima de uma mesa

Consultoria ou gestão: qual o melhor para o meu tipo de negócio?

Compare as opções e saiba qual é a mais indicada para as necessidades da empresa

A organização de todos os setores da empresa é fundamental para que ela possa continuar suas operações normalmente, e a consultoria telecom e gestão telecom costumam dividir opiniões de quem deseja administrar a área.

Embora os termos soem similares e possam ser confundidos por algumas pessoas, eles possuem diferenças que influenciam diretamente na forma em que o setor de telecomunicações será administrado.

Vamos entender melhor porque contratar serviços especializados para o setor e do que se trata cada uma das opções, de modo que você possa definir, em conjunto com os demais diretores, gestores e colaboradores responsáveis, a opção ideal para o que a empresa precisa.

Por que contratar serviços especializados em telecom?

Porque seu potencial de melhoria na empresa é evidente, o que pode ser confirmado pelo grande número de companhias que optam por tais alternativas. O relatório “2018 IDC InfoBrief” traz algumas informações importantes sobre o tópico.

De acordo com ele, 89% das empresas globais já adotaram uma solução formal para gestão de despesas com telecom (Telecom Expense Management ou TEM), sendo que 67% gerenciam a área com uma solução de TEM e 21% terceirizam o setor para empresas especializadas na área (números arredondados).

Apenas 11% das companhias não adotaram nenhuma das alternativas citadas, o que mostra que tanto a gestão telecom quanto a consultoria telecom são serviços amplamente difundidos e que podem mudar, para melhor, a relação das empresas com o setor.

Consultoria telecom x gestão telecom: quais são as diferenças?

Depois de entender as diferenças, você compreenderá porque eles são oferecidos separadamente no mercado, com preços, condições e particularidades variáveis!

Consultoria telecom

O serviço é oferecido para as empresas que desejam receber as melhores recomendações possíveis para o setor de telecomunicações, de modo a otimizá-lo e permitir que os custos sejam reduzidos sem que a empresa perca em produtividade ou eficiência.

Para colocar a consultoria telecom em prática, é necessário contratar uma companhia especializada na área, a qual fará uma análise minuciosa de como o setor funciona hoje e, então, dirá o que pode ser feito para sua melhoria.

A partir do momento que a contratante tiver essas sugestões, poderá proceder com sua implementação, de acordo com as decisões que tiverem sido tomadas pelo corpo de diretores, gestores e outros colaboradores.

As empresas de consultoria telefônica podem ser contratadas a qualquer momento, seja quando o setor está completamente desorganizado ou mesmo quando parece que tudo está sob controle, já que a análise de profissionais experientes e capacitados tem o potencial de trazer ótimas sugestões.

Geralmente, a primeira consultoria telecom prestada para uma empresa tende a ter um maior impacto, já que os processos costumam estar desorganizados e precisarão passar por uma readequação total para maior eficiência, qualidade e redução de custos.

O serviço continua a ser necessário posteriormente, mas como as principais adequações já terão sido realizadas, o processo tende a ser agilizado nas demais vezes em que for contratado.

Homem e mulher trabalhando em escritório

Gestão telecom

A finalidade é bem similar com a da consultoria, com diferença na forma em que ela é aplicada. Na gestão telecom, contrata-se uma empresa que terá maior autonomia nas atividades a ela delegadas, o que significa que se trata de uma operação mais direta.

Há duas vertentes principais em que a gestão atua. A primeira delas é o gerenciamento de uso dos recursos de telecom, realizado através da tarifação do PABX da empresa, do monitoramento diário e em tempo real das linhas de telefonia e da importação de contas móveis.

A segunda tem como objetivo realizar a gestão de contas e contratos, a qual se inicia com uma consultoria para entender o cenário de operacionalização da empresa, seus processos, contas, contratos e inventário, além da auditoria de faturas.

Depois de realizar esses procedimentos, a gestão telecom centraliza os resultados e oportunidades em um material que será enviado mensalmente ao cliente, de modo que ele possa constatar exatamente o que foi modificado e quais são os benefícios disso.

Ainda que o contratante sempre tenha a palavra final no que tange às decisões a serem tomadas, é como se as operações daquele setor fossem terceirizadas e, a partir de então, estejam sob responsabilidade da empresa contratada.

O processo é similar à contratação de uma agência para cuidar das estratégias de marketing da empresa: ainda que a palavra final sempre seja do cliente, o planejamento, desenvolvimento e operação das ações ficarão a cargo da empresa contratada.

Como a empresa contratada fica com uma responsabilidade maior sobre o funcionamento do setor de telecom, esse é um serviço que costuma custar mais caro que a consultoria telecom.

Qual é a melhor opção para a sua empresa?

Tudo depende das necessidades do negócio e de como sua companhia quer lidar com o assunto, ou seja, é importante conversar sobre isso com os demais diretores e gestores para chegar à melhor conclusão.

As duas iniciativas possuem objetivos similares, mas como a forma de operar é diferente, cabe a cada empresa debater as características de cada serviço para a obtenção dos melhores resultados possíveis.

Caso a empresa consiga conciliar algumas atividades relacionadas ao setor de telecomunicações mas não tenha os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a obtenção de bons resultados, a consultoria telecom se mostra como uma boa opção.

Já naqueles casos em que a companhia não possui colaboradores aptos a atuar na área e precisa que suas atividades sejam delegadas ao máximo para outros profissionais, então a gestão telecom aparece na frente.

Ainda que se aprenda a fazer gestão de contas e contratos, é fundamental saber como lidar com o assunto, que envolve negociações com operadoras, análise retroativa de faturas, tarifação de linhas telefônicas e mais.

A Sumus é uma empresa especializada na área e que oferece os serviços de gestão telecom e consultoria telecom, com um potencial de economia, organização e segurança capaz de superar todas as expectativas.

Aproveite essa oportunidade e revolucione a gestão de telecom da sua empresa a partir de hoje para ter resultados expressivos a curto, médio e longo prazo!

Conheça nossas soluções para Gestão em Telecom e contrate!

assinatura

Queremos ajudar sua empresa também! Solicite, sem compromisso, seu orçamento.


Qual sua opinião sobre o assunto?