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Digital Marketing e Branded Content Tem Diferença? Como Aplicá-los Corretamente?

Esses dois termos são utilizados muitas vezes de maneira incorreta, e é essencial compreender suas definições para saber como eles devem ser usados

Digital marketing e branded content. Essas são duas definições que estão muito em alta hoje em dia, ainda mais com todo o apelo que o mundo digital apresenta para o marketing e a divulgação de ações de publicidade de uma empresa.
Porém, um grande problema é que eles costumam ser definidos incorretamente. Algumas pessoas dizem que é a mesma coisa, enquanto outras dizem que é diferente, mas não sabem quais são essas diferenças.
Se essa era uma das dúvidas de sua empresa, então chegou o momento de esclarecê-las de uma vez por todas. Se você entende um pouco sobre o assunto, nada melhor do que aprender mais e saber exatamente a definição desses termos!
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O Que é o Digital Marketing?

Basicamente (e por mais óbvio que possa parecer), essa definição trata do marketing que é realizado no universo digital, que compreende a internet, as redes sociais e todas as outras ferramentas online.
Também chamado de marketing digital, ele difere do marketing que era mais forte há alguns anos, como as propagandas na televisão, no rádio, no jornal e nas revistas, já que é realizado especificamente na internet.
Porém, é claro que isso não quer dizer que o digital marketing seja simples. Ele abrange uma série de estratégias que podem ser aplicadas, cada uma com os seus objetivos, sua complexidade e o tempo necessário para a obtenção de bons resultados.
Existem várias estratégias de marketing digital para empresas de telecomunicações, como os blogs, redes sociais, SEO, e-mail marketing e afins, que podem ser realizadas a qualquer momento para atingir mais pessoas.
Uma das principais diferenças do marketing digital para o convencional é que a capacidade de mensuração de resultados é absurdamente maior, já que é possível acompanhar com precisão o desenvolvimento de cada campanha.
No caso de um blog, por exemplo, é possível saber qual é o seu tráfego, quais são as palavras-chave que mais levam novos usuários até ele, quais são os posts que mais trazem engajamento e quais são aqueles que devem ser modificados.
Isso já não era possível no caso das propagandas veiculadas na TV, por exemplo, já que não havia como saber exatamente quantas pessoas assistiram à propaganda e, mais importante ainda, quantas foram compelidas a comprar um produto ou contratar um serviço.
Além disso, o digital marketing conta com a segmentação como um de seus maiores trunfos, já que é possível atingir pessoas que tenham maior probabilidade de interagir com aqueles conteúdos, o que tende a trazer melhores resultados.

E o Que é Branded Content?

Branded content é um termo que, traduzido, significa conteúdo de marca, ou seja, trata-se de um tipo de conteúdo que é desenvolvido de acordo com a natureza da sua empresa, dentro do universo em que ela atua.
Por exemplo, no caso de uma empresa de telecomunicações, uma estratégia de branded content poderia ser um artigo que fale sobre como a comunicação interfere positivamente na vida de uma família cujos membros moram longe uns dos outros.
Existem ótimos exemplos de sucesso de branded content que podem ser usados como fonte de inspiração para a sua empresa, e alternativas não faltam para se aproveitar dessa ótima alternativa.
O principal objetivo do branded content é que as pessoas para as quais os conteúdos foram criados possam apresentar um bom engajamento com ele, percebam que ele é relevante e seja de boa qualidade.
A pauta pode ser divertida ou emotiva, específica ou abrangente, mas a informação sempre é transmitida com um apelo mais próximo, diferente dos conteúdos que também passam informações, embora de uma forma um pouco mais distante.

O Que é Melhor Para a Minha Empresa?

Essa é uma pergunta muito curiosa e que pode trazer percepções equivocadas a respeito dessas duas estratégias.
Quando se fala sobre o que é melhor, automaticamente o que está do outro lado se torna o pior e, por consequência, não é mais visto com bons olhos, mas não é isso o que acontece.
Tanto o digital marketing quanto o branded content podem (e devem!) ser utilizados pela sua empresa para marcar presença na internet e atingir um número maior de pessoas, desde que tudo seja feito da maneira correta.
Da mesma maneira que podem existir erros em uma estratégia de marketing digital, também pode haver erros no planejamento do branded content se isso não for feito da maneira correta ou com o cuidado que deve ser tomado.
O melhor a se fazer é pensar que ambas estratégias são complementares, embora independentes. Sua empresa pode fazer tanto uma quanto a outra ou até mesmo as duas, sem que haja nenhuma interferência negativa no meio do caminho.
Além disso, os frutos do digital marketing costumam ser colhidos depois de um certo tempo, ao passo que o branded content é mais imediato, já que pode se aproveitar de acontecimentos da atualidade para despertar mais interesse.
Enquanto uma estratégia de branded content não costuma durar muito tempo, o marketing digital tende a apresentar ótimos resultados principalmente depois de muito tempo, quando as estratégias já estarão mais solidificadas.
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É importante ressaltar que o conteúdo de marca e o marketing digital são duas novas abordagens do mundo do marketing e da propaganda que devem fazer parte do planejamento das empresas hoje em dia.
O marketing convencional apresentou bons resultados durante muito tempo e ainda o faz hoje em dia, mas as pessoas mudam, o mundo muda, e a abordagem também deve mudar para que as empresas se mantenham vivas no mercado por muito tempo.
A decisão de delegar o marketing digital ou o branded content a uma agência terceirizada ou deixar sua produção a cargo de uma equipe interna depende da análise de cada empresa. O que realmente importa é que o conteúdo seja de qualidade.
Logo, o melhor a se fazer é analisar a situação da sua empresa e dos acontecimentos do mundo como um todo e compreender qual é a melhor estratégia para aquele momento, aquela que possa trazer os melhores resultados.
Enquanto uma gestão de telecom econômica pode ajudar sua empresa a economizar, o marketing digital e o branded content são ideais para atingir o seu público e conseguir chamar a sua atenção.
Sua empresa já utiliza alguma estratégia de digital marketing ou de branded content? O que você acha dos resultados? Compartilhe suas experiências conosco aqui nos comentários!

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