Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Pensando Em Empreender? Como Começar com o Pé Direito e Manter a Contabilidade Positiva

Quem pensa em abrir um negócio próprio tem que se preocupar com vários fatores, como a contabilidade – que pode alavancar a empresa a partir da tomada de decisão assertiva

Independente do tamanho da sua empresa e da “agitação” da vida de empresário, você nunca deve deixar a área contábil de lado. Ela é importante e tem a ver com a parte fiscal, legal, obrigatória e burocrática.

Por exemplo, na hora de abrir um negócio, o empreendedor estar sujeito a várias legislações diferentes. E, para “piorar”, algumas mudam frequentemente, conforme as vontades dos órgãos públicos responsáveis. 

Além de tudo, a contabilidade é lei: conforme o Código Civil Brasileiro, o empresário e a sociedade são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, com base na escrituração (pode ser em livros, correspondências ou balanço patrimonial).

Também há formas mais simplificadas de fazer a contabilidade. No entanto, tudo tem que estar na conformidade com a lei.

Entenda que a contabilidade é um registro de transações de uma empresa que proporciona a gestão e organização dos números de um negócio. Ela é importante para fazer a análise dos números e selecionar as melhores tomadas de decisão.

Como manter a contabilidade positiva na sua empresa?

Se você faz a contabilidade periodicamente, não vai ter problemas. O difícil é conseguir manter esse padrão de auditoria sem ficar procrastinando (deixando para depois).

Para te ajudar com isso, separamos alguns pontos importantes que precisam ser conferidos e feitos no dia a dia das empresas.

Finanças pessoais e da empresa

Contabilidade

A recomendação é nunca misturar as finanças pessoais com as da empresa.E não deixe de conferir as principais tendências para gestão de projetos para 2018.

Então, se você é aquele empreendedor “mão aberta” é melhor tomar muito cuidado.

Esse é um erro que leva muitas empresas ao fracasso logo nos seus primeiros anos de vida.

É preciso identificar, desde o começo, quais são as despesas de casa e quais são aquelas que estão relacionados com o seu trabalho – isso também é importante para considerar a atual situação financeira da empresa.

Se você está bancando a empresa, algo vai mal. Se a empresa está te bancando, algo vai mal também. O mais recomendado é “se pagar” um salário todos os meses, conforme o planejamento da sua empresa.

Você deve viver a partir disso – ao menos por um tempo.

Evite deixar a área contábil para depois

O ideal é fazer o que tem que ser feito, hoje!

Se você precisa rever o extrato bancário faça agora. O registro de compras e vendas tem que ser agora, também. Evite deixar tudo em uma “gaveta para fazer depois”.

Infelizmente, micro e pequenos empreendedores não costumam considerar a urgência da área contábil e deixam passar dias e semanas sem atualizar os registros. E, com isso, em algum momento comentem erros, especialmente sobre as finanças.

O mais recomendável é ter um intervalo para a análise da contabilidade, que pode ser feita, inclusive, por um auditor de contas.

Na contabilidade seja simples, mas consistente

A área contábil depende de processos e dados que precisam estar bem organizados. Isto porque há aspectos jurídicos e burocráticos a serem considerados.

O que os especialistas recomendam é ter colunas que separam os tipos de arquivos, como documentos, registros, nota fiscal, compras, ordem de pagamento. Também é possível separá-los por ordem alfabética ou cronológica… O importante é organizá-los.

Essa consistência tem a ver, inclusive, com arquivar da forma correta todos os documentos que comprovem algo – como pagamentos.

Considere lançar os recursos sem falhar

A contabilidade, como o nome sugere, tem a ver com o fato de contabilizar os números… Em todos os aspectos.

Portanto, utilize os recursos financeiros do caixa da sua empresa sempre que retirar algo do estoque ou tiver que descontar o pró-labore no final do mês.

Isso te ajuda a evitar furos e mal entendidos na hora de fazer a gestão contábil.

Pense e repense sobre as possíveis compras

Finanças da empresa

Esse é um tópico que tem a ver com a área contábil, mas ainda mais com a gestão do negócio.

Se você conseguiu acumular dinheiro em caixa, pode ficar logo pensando sobre a compra de produtos e automatização de serviços. Porém, antes de tudo, se pergunte: “como isso vai melhorar o desempenho da sua empresa”? Veja também os erros que as empresas mais cometem em telefonia móvel.

Depois, se a resposta for positiva, faça um minucioso orçamento financeiro incluindo o valor da compra e os futuros gastos. Pesquise os preços, as formas de pagamento e encontre o que é mais vantajoso para o seu negócio.

A Sumus te alerta: lembre-se que tudo isso precisa estar na sua planilha ou no seu software contábil.

Nenhuma empresa sobrevive sem uma boa contabilidade

Sem a contabilidade, uma empresa pode ter vários problemas e, simplesmente, chegar ao estado de falência. Só o fato de a empresa não estar em um objeto social, já é motivo de infração. Mas, o grande problema mesmo é com a sonegação fiscal dos impostos.

Fora isso, há vantagens bastante claras de se ter uma boa contabilidade:

  • Controle financeiro e econômico (saber onde e como se gasta é importante),
  • Tomada de decisões (com indicadores é possível pensar em novos investimentos),
  • Recolhimento correto de tributos (evitando a sonegação de impostos),
  • Questões trabalhistas (evitando as chances de erros que podem prejudicar o negócio),
  • Apuração dos lucros (facilitando a distribuição do lucro total de forma segura),
  • Facilidade no crédito do mercado (na hora de conseguir empréstimos),
  • Estar de acordo com a lei (como a da prestação de contas).

Dessa forma, é possível concluir que a área contábil é a responsável pelo registro de todos os atos empresariais e é isso que dá transparência ao negócio.

Logo, a transparência é importante para garantir que os responsáveis pela companhia não precisarão responder por crimes e que a instituição poderá seguir adequadamente com suas atividades, emitindo notas e aumentando o faturamento.

A contabilidade é um salto para o sucesso da sua empresa porque ela dá todo suporte e a segurança necessários para a boa performance do seu negócio.

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa