Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

6 dicas para começar a empreender com sucesso

Algumas dicas para que você consiga fazer o seu negócio sair do papel e se transformar em realidade

Em tempos de crise e poucos empregos, empreender acaba se tornando uma das poucas alternativas que resta para aqueles que desejam melhorar de vida e seguir faturando seu dinheiro no final do mês.

Porém, empreender com sucesso requer muito mais do que apenas força de vontade. Aliás, um empreendimento não deveria começar sem um bom planejamento.

Sabemos que a realidade é um pouco diferente e, por conta disso, para percorrer esse árduo caminho até o sucesso muito trabalho precisa ser feito.

Se você é um marinheiro de primeira viagem ou, ainda, está novamente em vias de começar o seu próximo negócio, listamos aqui algumas dicas para você levar em consideração para nunca perder o caminho do sucesso de vista.

1 – Planejamento é fundamental

Empreender

“Para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”, diz o ditado. Estar preparado para enfrentar os desafios que você vai enfrentar pela frente em seu novo negócio requer planejamento.

Essa fase deve começar antes mesmo de o seu negócio existir e mesmo que ele já estiver em desenvolvimento, ela nunca pode sei deixada de lado.

O planejamento é importante pois ele dará ferramentas e subsídios para a ação e para a medição dos resultados.

Além disso, planos, programas, metas e objetivos claros ajudam a construir um ambiente sólido no qual a empresa tenha mais estabilidade para enfrentar as dificuldades que vão surgir no meio do caminho.

2 – Criatividade: não faça mais do mesmo

Empreender com criatividade

Especialmente em tempos de crise, é grande o número de pessoas que decide empreender única e exclusivamente em função da necessidade.

Nesse cenário, parece mais fácil copiar um modelo de negócio que já funciona do que partir do zero e ser criativo, trazendo algo de fato novo para os consumidores.

A criatividade não deve ser deixada de lado. Encontrar novas formas de se fazer as mesmas coisas ou ainda buscar alternativas de combinações de produtos e serviços é uma ótima maneira de se diferenciar dos seus concorrentes.

Lembre-se: se for para ser mais um no mercado, saiba que as coisas vão se tornar ainda mais difíceis e você vai enfrentar uma concorrência pesada.

3 – Força de vontade: não desista diante das adversidades

Em qualquer negócio, não é da noite para o dia que você vai começar a ganhar muito dinheiro e tudo vai entrar nos eixos. Os primeiros dois anos de um empreendimento são os mais complicados.

É preciso fazer com que os clientes conheçam os seus trabalhos e também é preciso investir em ferramentas e equipamentos que vão fazer com que as suas despesas no início sejam maiores do que o normal.

Sem planejamento, muitos desistem já nessa primeira fase e acabam acumulando uma série de derrotas em sua carreira apenas por não esperarem o tempo mínimo até que a empresa encontre o seu ponto de equilíbrio.

É preciso ter muita força de vontade e dedicação para seguir aquilo que foi planejado anteriormente, portanto sem desespero nessa hora.

4 – Experiência é algo que vem com o tempo

Experiência em empreender

Se você olhar para o seu passado, é bem provável que você encontre muitas coisas que fez de uma maneira e que hoje faria completamente diferente. A isso damos o nome de experiência.

No mundo dos negócios não é diferente. Por mais que tecnicamente você seja impecável na execução das tarefas, gerir uma empresa é um trabalho multidisciplinar, que requer conhecimentos que provavelmente você ainda não tem.

Negociar com clientes e fornecedores, gerenciar contas a pagar e receber, pesquisar as melhores opções de matéria-prima, entender o funcionamento do mercado, traçar estratégias para superar os concorrentes… Todas essas decisões vão passar pelas suas mãos. Portanto, não tenha medo de tomar decisões erradas no começo.

5 – Ação: colocar a mão na massa é fundamental

Agora que você está por conta própria, não haverá mais um chefe cobrando tarefas a todo momento. Na verdade, ninguém vai cobrar que você acorde cedo e cumpra seus horários e compromissos.

E você não corre mais o risco de ser demitido. Contudo, ainda assim, esse será o momento em que você mais vai trabalhar na sua vida.

Ter um planejamento é essencial, mas colocar a mão na massa e executá-lo é ainda mais importante.

Não seja daqueles que têm o perfil de pensar muito e agir pouco. Somente a ação vai colocar a sua empresa em movimento. Ser empreendedor significa, necessariamente, agir sempre.

6 – Nunca descuide dos seus negócios

Empreender e ter sucesso

Empreender com sucesso significa estar sempre presente nas decisões relacionadas aos seus negócios.

Por mais que uma gestão seja considerada mais “simples”, isso não quer dizer que ela não requer a sua presença. Há um ditado que diz que “o gado engorda mais se estiver sempre sob o olhar do dono”.

Não é que você precise estar ali fisicamente o tempo todo, mas você deve sempre olhar os números e tomar as principais decisões da empresa. Ficar de olhos nos gastos, cortar os itens supérfluos e nunca deixar que as coisas desandem são parte da sua missão.

Até mesmo gastos corriqueiros, como os da sua conta telefônica, devem sempre ser mensurados com cautela.

O bom empreendedor é uma pessoa determinada, que conhece os seus limites e sabe a hora certa de correr riscos. Para que você não seja apenas mais um no meio do caminho, será preciso se manter sempre alerta e ter em mente que empreender com sucesso é um aprendizado constante.

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa