Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Empresas adotam monitoramento das contas de celular

Mobilidade e Negócios

Marineide Marques

Gerenciamento das despesas é reflexo da disseminação dos smartphones

A disseminação dos smartphones e aparelhos celulares no mercado corporativo impõe um novo desafio às empresas: gerenciamento das despesas com telefonia móvel, sejam elas de voz ou dados. A prática já existe entre as grandes corporações e começa a se estender para toda a cadeia dada a relevância do gasto. O controle é inexorável, considerando que

existem empresas que possuem mais celulares do que ramais fixos, um reflexo da própria base de assinantes dos serviços: o Brasil tem mais de 160 milhões de celulares em operação, para 42 milhões de linhas fixas.

Os sistemas de controle e gerenciamento vão desde os mais simples, feitos manualmente “batendo” as contas, até sistemas mais sofisticados, a partir do uso de softwares e plataformas de dados que permitem uma ampla interpretação das informações, inclusive traçando o perfil de uso da companhia. “Em média, o gerenciamento permite uma redução de 30% nas contas com telefonia móvel”, afirma o gerente de produtos e marketing da Sumus, Guilherme Lousada. A empresa especializou-se em gestão de despesas em telecom, começando pela telefonia fixa, e agora estendeu o controle também para o celular, atendendo à demanda dos próprios clientes.

Lousada explica que a redução decorre de dois fatores principais: o controle permite traçar o perfil mais acurado do uso que a empresa faz de voz e dados. De posse dessas informações, ela pode negociar melhores tarifas com as operadoras. É possível identificar, por exempo, o perfil de utilização de interurbanos, períodos e dias da semana nos quais as ligações são realizadas, além de saber a finalidade do uso. Os relatórios também facilitam o controle dos gastos dos funcionários, o que contribui para evitar abusos. A experiência mostra que os abusos são os mais variados. Além de excesso de ligações, a Sumus já detectou acesso à internet, download de jogos ou envio de torpedos, quando, muitas vezes o plano contratado não contempla isso. “Tudo isso pode ser monitorado e identificado”, assegura Lousada.

Na relação com os funcionários, ele destaca a necessidade de transparência entre empresa e empregado. Daí a importância de se disponibilizar via web ou por e-mail relatórios para validação dos gastos individuais, tanto pelos próprios usuários quanto pelos gestores. Existem empresas que até debitam gastos particulares do funcionário automaticamente na folha de pagamento, quando a solução de gerenciamento das contas é integrada aos sistemas de folha de pagamento. Do conjunto de empresas atendidas hoje pela Sumus, aproxidamente 80% optam também pelo monitoramento dos planos de telefonia celular. “É uma tendência irreversível, pois os funcionários precisam cada vez de mobilidade, mas as empresa não podem abrir mão do controle”, diz o executivo.

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa