Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Erros Que um Administrador não pode Cometer em uma Pequena Empresa

Com a crise econômica que se instalou em todo país nos últimos anos, muitas pessoas se aventuraram em novos negócios – muitas delas, porém, cometeram erros simples

Quando os erros passam a ser evitados, o empreendedor, mesmo que de dono de um negocio micro ou médio, consegue fazer do sonho uma realidade de sucesso. Isso acontece na maior parte das vezes quando o planejamento inicial é bem feito.

A falta desse plano é o principal motivo que faz as pessoas fracassarem nos seus negócios.

Ao mesmo tempo, não adianta ter um projeto infalível e não saber analisar os resultados. Por isso, selecionamos uma lista dos erros mais cometidos pelos empresários de pequenos negócios.

Confira cada um deles!

Planejamento é tudo

Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. A frase é do livro “Alice no país das maravilhas” e muito usada no empreendedorismo.

Para que você está montando um negócio – qual seu objetivo maior? É aqui que você começa a responder suas questões e criar um Plano de Negócios. É esse plano que vai nortear as razões para as suas decisões importantes.

Além de tudo, pesquisas apontam que quem planeja é mais bem-sucedido.

Falta de Gestão

O gestor precisa estar atento ao que está acontecendo na sua empresa – onde estão atuando os seus colaboradores neste momento?

Você não tem que defini-los apenas pelo horário que estão trabalhando, mas também pela produtividade.

No mercado existe algo chamado de “gestão da fé”, onde os empresários não levam em conta as características do seu negócio, deixando se levar pela garantia de que cada um sabe o que fazer – sem que haja fiscalização ou um método mais especifico.

Não conseguir manter o foco

Especialmente as pequenas empresas acabam perdendo o foco na hora de usar os recursos financeiros em vários mercados ao mesmo tempo – isso diminui a capacidade e a velocidade de respostas.

O foco aqui quer dizer controlar as atividades operacionais, administrativas, produtivas, de segurança, entre outras. Veja como manter as contas para pagar em ordem na sua empresa.

Erro na Precificação

O preço é a quantidade necessária de dinheiro que você precisa para realizar uma troca com os seus produtos ou serviços.

O ideal é conseguir atender a necessidade do cliente por um preço justo – de forma a tornar relevantes as vantagens para vendedor e comprador.

Ser cauteloso com o estoque

Ser cauteloso com o estoque

O estoque também representa um capital no negócio – é um valor que não pode ser movimentado já que será convertido em bens ou matérias-primas.

A falta dessas mercadorias causa a má gestão na empresa nesta área.

A situação pode ser prejudicial para a credibilidade da empresa – impossibilitando o atendimento às demandas dos clientes.

O correto é ter um controle exato das mercadorias que entram e saem do seu estoque. Isso pode ser feito com inventários periódicos.

Falta de Metodologia em Vendas

Algumas empresas não consideram montar uma boa proposta de venda, incluindo os preços dos serviços ou custos dos produtos, por exemplo.

O ideal é ter um departamento comercial dedicado e preciso com o controle de mensuração e escabilidade – isso faz parte da metodologia de vendas.

Ignorar os pequenos gastos

Esse talvez seja um dos erros mais comuns que existem no mercado.

A comparação pode ser feita com a nossa vida, pessoal. Você é do tipo de que não consegue deixar de ir comer um pão de queijo e uma xícara de café todos os dias na padaria? Saiba que 5 reais hoje pode ser pouco, mas dá 150 no mês e quase 2 mil ao final de 1 ano.

O mesmo vale para o mundo empresarial, qualquer gasto, mesmo que pequeno, pode significar algo grandioso no final de um período.

Quer um exemplo bastante prático? O gerenciamento de telefonia… Os empresários nem sempre dão atenção para este tipo de gasto, só que ele pode acarretar vários problemas para o negócio.

A Sumus é uma empresa que garante a economia de gastos com toda a gestão de telecom. Para saber mais, clique aqui. 

Falta de atenção com os Recursos Humanos

Como contratar a pessoa certa para o seu negócio? Ainda que você possa ter uma boa capacidade de encontrar talentos no mercado de trabalho, a área de recursos humanos é imprescindível.

É importante entender o engajamento desses profissionais e se estão de acordo com a visão da empresa – considerando a remuneração, a liderança e a infraestrutura.

Não considerar os investimentos financeiros

Um investimento financeiro é um recurso usado para gerar um ganho no futuro.

Logo, você pode aplicar valores na automatização de processos visando um aumento de faturamento. O mesmo vale para os investimentos em marketing, que melhoram a imagem e consolidação da empresa. Confira também as principais tendências de gestão de projetos para 2018.

Toda empresa precisa fazer investimentos visando crescer – isso é fato.

Achar que conhece tudo sobre o público-alvo

Erros em uma pequena empresa

Alguns empresários de pequenas empresas acham que conhecem tudo sobre o público-alvo… Só que nem toda pessoa com dinheiro bolso vai querer comprar o seu produto, por isso, é preciso estudo e cautela.

A recomendação é ter uma definição clara sobre o perfil do seu potencial cliente – não se deve concentrar esforços em algo que não vai gerar resultados.

Falta de resiliência – persistir é preciso

Alguns erros vão acontecer e nenhuma empresa no mundo está imune aos problemas.

O segredo é priorizar as áreas que precisam de controle. Dizem que mar calmo nunca fez bons marinheiros, não é? Portanto, tenha poder na tomada de decisão e faça dessas questões negativas um impulso para o seu crescimento.

Resumo da Ópera – saber gerir os lucros

Para terminar este artigo, não podemos deixar de falar sobre os lucros de uma empresa.

Ainda que você esteja atento a todos os tópicos acima, precisará também se atentar aos lucros. E isso também pode ser comparado com a nossa vida pessoal.

Se você recebe um dinheiro a mais em algum mês, o que você faz: sai gastando tudo no comércio ou poupa uma parte para eventuais problemas? O correto é ficar com a 2ª opção – e o mesmo vale para a empresa.

Se seu negócio começa dar lucros, não adianta você pegar o dinheiro e sair torrando por aí sem que tenha um planejamento para isso. O ideal é investir em automatização de processos, estoque, gestão, pesquisas… E tudo mais que for fazer o seu negócio continuar lucrando.

Todos os erros acima realmente acontecem no mercado atual e se você sabe como evita-los, melhor seguir por esse caminho para aumentar o desempenho da empresa.

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa