Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa

Homem sentado em mesa, fazendo gestão de empresa

Gestão de empresas: quais estratégias podem favorecer no crescimento

 

Saiba o que pode ser feito na companhia para que ela cresça cada vez mais

Seja qual for a área de atuação ou o tamanho de uma companhia, o objetivo dos diretores e gestores é fazer com que ela cresça, assunto que é muito comentado na gestão de empresas.

Isso, porém, não acontece por acaso: é necessário ter um bom planejamento, saber o que será colocado em prática para atingir tal objetivo e, além disso, o que fazer para que o crescimento seja sustentável e contínuo.

Vamos aprender mais sobre o assunto e entender como agir para que a companhia possa crescer e se desenvolver de maneira saudável no mercado.

Como projetar o crescimento durante a gestão de empresas?

Através de um bom planejamento, o qual deve ser seguido de uma execução de qualidade, de modo que os resultados obtidos sejam os melhores possíveis.

Algumas das estratégias de crescimento que podem ser adotadas no processo de gestão de empresas são as seguintes:

Use um sistema de gestão de clientes

Geralmente encontrados na forma de CMS (Customer Management System) ou ERP (Enterprise Resource Planning), tais soluções podem ser utilizadas para gerenciar as transações realizadas pela empresa e, assim, manter seu devido controle.

Deixar que essa tarefa seja realizada manualmente pode representar um grande perigo à empresa, já que é bastante trabalhosa e sempre existe a chance de falhas humanas. Logo, é recomendável otimizar o processo.

Além disso, caso o crescimento esperado de clientes efetivamente ocorra, os cadastros manuais tomariam uma boa parte do tempo dos colaboradores. Por isso, a gestão de empresas deve considerar a adoção de um bom CMS ou ERP.

Pesquise o que a concorrência faz

Para poder crescer no mercado, é indispensável ser melhor do que a concorrência, algo que é difícil de acontecer quando não se sabe como as outras empresas atuam e o que oferecem aos clientes.

Um dos maiores erros de gestão empresarial é deixar de acompanhar a movimentação de outras empresas do mesmo segmento, de modo a analisar o que está sendo feito para atrair a atenção dos clientes.

Isso não deve ser realizado como uma forma de plágio, mas sim como inteligência de mercado. Afinal de contas, quem sabe como a concorrência atua pode planejar o que pode ser feito para superá-la e, assim, atrair mais atenção do público.

Identifique novas oportunidades

Quando se pensa sobre crescimento, é comum relacioná-lo a eventos externos, mas dados da própria empresa podem ajudá-la a se desenvolver no mercado, como as informações demográficas, por exemplo.

Ao ter conhecimento sobre as características do público atingido por sua empresa, como idade, sexo e região, é possível veicular novas estratégias de marketing que sejam mais assertivas e tragam resultados altamente satisfatórios.

Essa solução de gestão de empresas ressalta a importância de ter um bom controle a respeito de seus clientes, já que tais dados podem gerar insights poderosos para a companhia.

Estabeleça parcerias estratégicas

Encontrar empresas que possam se tornar suas parceiras é uma alternativa e tanto para atingir uma nova parcela de público mais rapidamente, em uma iniciativa que deve ser benéfica para ambas as partes.

Pesquise empresas que sejam de segmentos correlatos ao seu e, então, pense no que pode ser feito para cativar aquele público. Isso, aliado à gestão de contrato para grandes empresas, tende a trazer resultados exemplares.

Pense em uma expansão internacional

Se o seu produto ou serviço pode fazer sucesso em outros países, então cruzar as fronteiras geográficas pode ser uma estratégia de gestão de empresas a cooperar com o seu crescimento.

Quando isso é posto em prática, a empresa passa a ter um público ainda maior a atender, além de ter sua imagem valorizada no país de origem, por passar a ser uma companhia internacional, o que traz credibilidade.

É preciso analisar quais são os requisitos necessários para passar a atuar em outros países, os quais variam conforme cada território, mas não há dúvidas de que a iniciativa pode ser um incremento poderoso para fazer a empresa crescer.

A imagem mostra uma série de números e gráficos com um homem de fundo

Construa uma clientela leal

Mesmo que sua empresa tenha um grande público, isso pode não ser suficiente para transformá-los em clientes fiéis. Afinal de contas, caso a concorrência ofereça algo melhor, é de se esperar que eles migrem para outra empresa.

Por isso, é essencial estabelecer a lealdade. Isso pode ser feito através de iniciativas inteligentes e sustentáveis, como a criação de um programa de fidelidade, por exemplo, o que encoraja novas compras e contratações.

Além disso, caso haja alguma iniciativa de descontos e promoções, faz parte da gestão de empresas avisar primeiro os clientes mais fiéis. Isso traz um senso de importância muito grande e que pode contribuir para a tão desejada lealdade.

Invista no desenvolvimento profissional

Sua equipe deve ser treinada constantemente, já que quanto melhores forem seus funcionários, maior será a qualidade de atendimento e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Para isso, ofereça treinamentos, cursos de reciclagem e tudo mais que possa ajudar nessa qualidade. Certamente, esse é um investimento que trará um ótimo retorno à empresa e a ajudará a crescer.

Promova continuamente o crescimento da sua empresa

Manter-se estagnado é um grande perigo para qualquer companhia, já que isso pode fazer com que ela perca sua motivação e, assim, percorra o caminho contrário ao crescimento, o que pode ser muito prejudicial.

As dicas citadas devem ser planejadas e colocadas em prática o quanto antes. Assim, o crescimento será uma tendência natural, o qual poderá ser observado nos resultados obtidos e também no número de clientes.

Caso haja alguma outra estratégia para crescimento, esta pode ser testada para que se verifique sua eficácia, pois o que traz bons resultados para uma empresa pode não ser a melhor estratégia para outra.

Ficar de olho nos melhores blogs de gestão de empresas também é importante para entender o que as referências da área têm a dizer e, assim, conseguir aplicar o que for possível em sua companhia.

A gestão de empresas compreende uma série de atividades, do planejamento financeiro à gestão de telecom, e estratégias para o crescimento da companhia também se aplicam. Assim, os resultados da companhia podem ser melhores a cada dia que passa.

assinatura

Queremos ajudar sua empresa também! Solicite, sem compromisso, seu orçamento.


Qual sua opinião sobre o assunto?