Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Entenda Para Que Serve a Certificação ISO 9001 e Como Obtê-la!

Muito se fala sobre essa certificação, mas é essencial entender qual é a sua finalidade, bem como quais empresas a possuem

Hoje em dia, a concorrência em todos os segmentos é muito grande. Já se foi o tempo que algumas empresas reinavam soberanas e praticamente sem terem com quem competir, o que é ótimo para o consumidor, que tem muito mais opções.

Devido a essa competitividade tão grande, é essencial procurar por diferenciais entre as empresas, de modo a escolher aquela que seja mais vantajosa ao consumidor, e alguns diferenciais são mais valiosos do que outros.

Por exemplo, contar com uma equipe muito grande de funcionários não necessariamente quer dizer que uma empresa presta serviços melhores do que outra com quadro de colaboradores mais reduzido. Logo, isso não fará tanta diferença.

Em contrapartida, a presença de uma certificação, como a ISO 9001, já muda totalmente a história de figura, já que esse é um indicador verdadeiro e muito valioso de que a qualidade daquela empresa é comprovada.

Entenda melhor o que é essa certificação, qual é a sua finalidade no mercado e confira também algumas empresas que a possuem. 

O Que é a Certificação ISO 9001?

Antes de entender o que é a ISO 9001, é importante compreender o que é a ISO 9000, que foi sua precursora.

A ISO 9000 é uma expressão que designa uma série de normas técnicas com a finalidade de definir um modelo de gestão da qualidade para empresas de todos os portes e segmentos.

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização não-governamental que foi fundada há mais de 70 anos, na cidade de Genebra, na Suíça. Hoje em dia, ela já está presente em mais de 189 países de todo o mundo.

O principal objetivo da ISO era normatizar produtos e serviços, para que sua qualidade sempre pudesse ser melhorada, o que é excelente tanto para a empresa quanto para os seus clientes.

Pois bem, a primeira norma publicada foi a ISO 9000:1987, cuja estrutura era exatamente igual à da norma britânica BS 5750, embora sofresse influência de outras normas dos Estados Unidos e também de normas de defesa militar.

Essa norma se subdividia em três modelos de gerenciamento de qualidade, que eram a ISO 9001:1987, ISO 9002:1987 e ISO 9003:1987, que abrangiam desde o design e o desenvolvimento de produtos até sua produção, montagem, inspeção final e teste.

Depois, vieram a ISO 9000:1994, ISO 9001:1994, ISO 9001:2000, ISO 9000:2005, ISO 9000:2008 e, por fim, a ISO 9001:2015, que é a versão mais recente que existe atualmente.

Saiba também como obter essa certificação!

Como Obter Essa Certificação?

Porém, ainda assim, é importante que as empresas que queiram se qualificar com essa certificação atendam a alguns critérios. Seus processos mais importantes devem ser padronizados, enquanto os processos de produção devem ser monitorados e mensurados.

Todos os registros adequados e necessários devem ser mantidos para que o processo seja completamente rastreável e deve ser feita uma inspeção de qualidade e dos meios adequados de ações corretivas, caso elas sejam necessárias.

Por fim, também é essencial que os processos e o sistema de qualidade passem por revisões sistemáticas, de modo que sua eficácia seja plenamente garantida.

Depois de tudo isso, então a empresa postulante à obtenção da ISO 9001 deve iniciar o processo de implantação do conjunto de normas na empresa.

Primeiramente, é necessário contar com um especialista na norma, que seja capaz de elaborar uma proposta comercial para a empresa. Em sequência, cria-se um cronograma de atividades da empresa, sempre conforme a norma.

O especialista implanta a norma através de consultorias e treinamentos. Depois disso, a empresa faz uma auditoria interna e, caso deseje, uma pré-auditoria.

Por fim, um organismo responsável pela implantação da norma faz uma auditoria para sua verificação. Caso esteja tudo de acordo com o esperado, então a empresa passa a ter a certificação ISO 9001.Veja também quais são as principais certificações do mercado de tecnologia.

Quais Empresas Contam Com a ISO 9001?

Quando uma empresa conta com essa certificação, significa que ela atendeu a todas as boas práticas que foram reunidas para assegurar sua qualidade. Logo, ela se coloca em uma posição de maior destaque no mercado. Não deixe de conferir como o tarifador telefônico pode ajudar empresas menores.

Por isso, não é à toa que grandes empresas nacionais e multinacionais contam com essa certificação, como Usiminas, Ultragaz, PepsiCo e Ambev, entre várias outras.

A Sumus também é uma empresa que conta com a certificação ISO 9001. Logo, além de ser referência em gestão de telecom, a empresa atende a todos os critérios e exigências necessários para obter essa certificação, o que garante a alta qualidade de nossos produtos e serviços.

Se você quer estar preparado para esse mundo cada vez mais competitivo e se colocar em uma posição privilegiada em relação à concorrência, então faça tudo o que for necessário para a implantação da ISO 9001. Com certeza, o esforço valerá muito a pena!

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa