Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

5 Dicas Matadoras para Manter as Contas a Pagar em Ordem na sua Empresa

O dinheiro é um dos pontos mais importantes para consolidar uma empresa. Se ela não paga corretamente os seus fornecedores, dificilmente encontrará formas de alavancar o negócio

Manter a gestão da empresa, visando às datas de pagamento e a revisão dos valores, é fundamental para o crescimento do negócio. A área de contas a pagar pode levar a sua empresa ao sucesso ou ao fracasso em pouco tempo.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas matadoras para manter esse departamento em ordem, evitando futuras dores de cabeça, furos no orçamento e aumentando o desempenho produtivo.

1 – Evite dar um passo maior do que a perna

Isso tem a ver com o empresário assumir compromissos pelos quais não podem cumprir.

Acredite: essa falta de planejamento tem muito a ver com as novas empresas e quase sempre acabam resultando em falência.

Sim, você vai precisar investir dinheiro na compra de suprimentos, máquinas e funcionários, mas isso deve ser feito com cautela, com gestão… Em um passo de cada vez.

Se você tem um capital de giro baixo, melhor não comprar – por enquanto – aquela máquina super cara importada da Europa e que vai prejudicar sua empresa financeiramente.

O resultado está mais do que óbvio: você não vai conseguir pagá-la.

2 – Tenha um efetivo Controle Financeiro

Evite dar um passo maior que a pena

Esse tópico tem a ver com o citado acima.

O controle financeiro serve para você saber como está indo o crescimento do negócio.

  • Será que o lucro está aumentando?
  • Será que a produção está ativa?
  • Será que as contas a pagar não estão muito fora da realidade do seu negócio?

Essa forma de controlar os gastos tem a ver com você saber como o dinheiro está entrando e para onde está indo.

Isso é importante porque até mesmo os pequenos gastos (com café, material de limpeza e outros) podem significar um problema nas suas finanças empresariais. Veja as melhores dicas para organizar as suas finanças e manter o caixa positivo!

3 – Pague todas as contas em dia

Se você criar esse hábito vai receber além do nome de mercado de “bom pagador”, mas vai também evitar os prejuízos financeiros, como as multas e os juros.

A ideia é usar o controle financeiro para “prever” os gastos futuros. Para isso, faça a emissão de relatórios com datas de pagamentos, por exemplo.

Se em algum mês você marcou bobeira e deixou de pagar algo, a dica é encontrar o seu fornecedor e negociar o novo valor – nunca se deve ficar esperando que ele venha lhe cobrar o valor devido.

Ah, além de tudo, existem alguns serviços no mercado que dão “descontos” para quem faz o pagamento antecipado e isso é ótimo se você é um empreendedor organizado. Você poupa dinheiro e mantém os créditos junto aos fornecedores.

4 – Cobre a disciplina dos seus colaboradores

Contas a pagar

A disciplina, nesse caso, tem a ver com estar atento e ser organizado para com as contas.

Se há um responsável por fazer esses pagamentos, espera-se que ele emita corretamente as Notas Fiscais e tenha tudo controlado de alguma forma, que pode ser até mesmo com o uso de planilhas.

O ideal é criar um fluxo de caixa – quando a documentação chega até o tempo de fazer o pagamento dos mesmos.

Claro que esse fluxo é importante, mas nem sempre vai estar ligado as outras contas, como a de energia elétrica, telefone e impostos – que também precisam ser pagos periodicamente.

Tudo que foi apresentado até aqui, especialmente nesse tópico, tem a ver com a gestão da sua empresa – quanto mais organizada financeiramente, mais competitiva ela será.

5 – Faça a revisão das contas a pagar

Inclua na gestão da sua empresa, o hábito de fazer a revisão das contas a serem pagas.

Com esse comportamento, é possível encontrar taxas cobradas de formas erradas ou de valores que antes não estavam previstos.

Para se ter uma ideia, a Sumus (empresa responsável pelo gerenciamento completo de telefonia corporativa) atua com o objetivo de reduzir custos com os serviços de telecom.

Ela faz o correto gerenciamento dos serviços e é muito comum encontrar erros na hora de pagar a conta. Confira também os erros que toda empresa comete em uma estratégia de marketing digital.

Os empresários costumam não dar a devida atenção a essa renegociação de tarifas ou pacotes de serviços, mas essas cobranças indevidas podem resultar em uma boa economia para a sua empresa – esse é um dinheiro que poderia ser investido em outras áreas, como a de TI.

A Ordem Financeira da Empresa

Ordem financeira da empresa

Manter a ordem financeira da empresa é muito parecido com manter o orçamento financeiro familiar. Mas, há suas diferenças.

Além das contas a pagar já conhecidas e mensais (aluguel, funcionários, energia elétrica e materiais para limpeza e escritório), também há as despesas que variam conforme a sazonalidade e a demanda do consumidor.

Portanto, não há dúvidas de que a gestão financeira é o ponto de partida para tudo dar certo.Saiba quais são as principais tendências de gestão de projetos para 2018.

Ah, e nunca se esqueça de separar muito bem essas duas contas: a da empresa e a sua, pessoal. O ideal é ter contas bancárias, créditos, pastas, documentos… Tudo bem separadinho.

Como visto nas dicas acima, quando o empresário se organiza, ele não precisa pagar as contas com atraso e isso tem a ver também com evitar os juros e as multas.

E mesmo que você ache que isso não é importante, saiba que se a empresa não for uma “boa pagadora”, ela pode perder o risco de ter crédito no mercado e sofre também com os problemas de ter o serviço cortado.

Você já conhece aquela velha ideia de que “dinheiro não traz felicidade”, não é? Mas saiba que estudos comprovam que todas as pessoas que conseguem administrar bem seus recursos financeiros conseguem ter melhores noites de sono. O mesmo vale para as empresas!

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa