Como o Marketing Digital Pode Ajudar sua Pequena Empresa a Conquistar Clientes Importantes

Como o Marketing Digital Pode Ajudar sua Pequena Empresa a Conquistar Clientes Importantes

Toda empresa, independente do seu produto ou serviço, precisa atrair clientes para aumentar o número de vendas e, consequentemente, os lucros

 

O Marketing Digital é uma das melhores formas que o empreendedor pode usar para conseguir a sua clientela – os custos são mais baixos e o alcance é significativamente maior. O segredo é ter uma boa estratégia para conquistar e efetivar esses novos consumidores.

A Sumus produziu este artigo para mostrar aos leitores como é possível prospectar os novos compradores a partir dessa forma de fazer marketing, que está aquém da tradicional.

No meio digital, as campanhas publicitárias e promocionais acontecem em conjunto e usam a internet para tal fim. A ideia é a de divulgar os produtos e os serviços, gerando vendas, especialmente para as pequenas empresas, que têm investimentos menores.

 

Como conquistar clientes importantes com o marketing digital

 

Só que expandir a sua marca não é tão simples assim… Confira algumas dicas.

 

O Blog

O blog é que vai dar engajamento ao seu público-alvo. É através dele que a sua empresa vai marcar presença no mundo online.

Nele, o ideal (para atrair novos clientes) é conquistar a confiança dos visitantes. Portanto, muito cuidado aos assuntos que você vai expor na sua plataforma.

A recomendação é encontrar formas de ser privilegiado nos mecanismos de busca – isso é feito com a otimização de técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Como o SEO, os links patrocinados também garante melhores resultados. Nesse caso, sua empresa aparece no topo das buscas. Essa é a melhor opção para quem precisa de resultados imediatos, mas há custos.

Esse conteúdo, que está no blog, pode ser usado também em outras ações do marketing digital, como nas redes sociais, no e-mail marketing ou na nutrição de leads. Confira também como manter o seu caixa positivo e organizar as finanças em 2018.

 

Marketing de Conteúdo

 

No blog, fala-se muito em Marketing de Conteúdo. O que isso quer dizer?

Que o ideal não é ficar apenas “alimentando” um blog com a venda do seu produto. Você precisa ter conteúdos de qualidade, que falem das dificuldades que seu cliente tenha, por exemplo.

Claro, você precisa apresentar as solicitações para tais problemas.

A ideia é criar materiais que sejam extremamente ricos em conteúdos e que, se possível, seja também gratuito.

Algumas formas de fazer isso são: e-books, webinars, guias, infográficos, vídeos e outros.

Com a divulgação certa desses conteúdos, os clientes serão atraídos rapidamente.

 

As Redes Sociais

 

Nos dias de hoje é impossível falar em comunicação, em internet, em seres humanos… Sem citar as redes sociais. E aqui estamos falando de nomes como Facebook, LinkedIn, Twitter, Instragram, Messenger, Youtube, entre outros.

Obviamente que muitos dos seus possíveis clientes estão nas redes sociais. Agora, responda: “onde você acha que também deveria estar”? É claro: nessas redes que conectam pessoas, produtos, empresas… Que conecta o mundo.

A rede social é como uma vitrine para as empresas – onde é possível promover produtos, serviços, lançamentos. E tudo é feito de forma rápida e totalmente estratégica.

No entanto, antes de criar um perfil empresarial, recomenda-se que os gestores estudem suas próprias características. Isso faz com que o empresário evite perder tempo ou dinheiro – o que é fundamental, especialmente, para as pequenas empresas.

Em termos de custo-benefício, as redes sociais são ideais para as empresas de pequeno porte.

 

O Mobile Marketing

 

Também em termos de atualidade, o número de pessoas no mundo que usam aparelhos celulares ou tablets é considerável – e a expectativa diz que vai crescer ainda mais nos próximos anos.

Além da quantidade de pessoas, também há a questão das características, que permitem o trabalho de promoções por parte das empresas.

Não há dúvidas de que, quem quer atrair clientes, precisa investir no mobile marketing e garantir que um site seja “expansível”. Isso quer dizer que ele deve ser visualizado corretamente em qualquer formato de tela, especialmente nos celulares.

 

Landing Page

 

A landing page é a página de determinada ação de marketing digital. Geralmente, ela capta o contato do usuário de forma eficiente. Esse cadastro tem o único objetivo: da conversão de clientes.

A mágica acontece quando um usuário anônimo passa a ser um “lead”, ou seja, alguém com nome, endereço de e-mail, telefone, entre outros.
Essa página pode ser feita por um conteúdo valioso e de qualidade, por exemplo.

Se a sua landing page dar certo, você vai ter uma lista grande de contatos (mailing list) para enviar novos conteúdos, especialmente, os e-mail marketings.

 

E-mail marketing

 

É outra maneira de usar o marketing digital para fazer negócios.

Nele, a empresa envia materiais e informações importantes para manter uma relação com seu cliente – lembre-se que quanto mais próximo do cliente você estiver, mais chances de concluir a venda você terá.

 

Dica Final – Tenha sempre uma análise dos resultados

 

Outra vantagem do marketing digital tem a ver com a avaliação das campanhas.

Nesse tipo de marketing, diferente do tradicional, você consegue mensurar exatamente os seus resultados – o número de pessoas que se interessaram pelo produto, a quantidade daqueles que finalizaram a compra, os que desistiram em algum momento.

Esse é um baita de um ponto positivo porque você pode evitar os possíveis erros em uma nova promoção. A partir disso, você cria novas estratégias, cada vez mais eficientes. Também veja os erros mais comuns que as empresas cometem em telefonia móvel.

Os resultados servem para você fazer com que a máquina continue rodando de forma precisa – logo, você continua investindo no que deu resultado e ajusta o que for necessário.

Se o seu modelo pode ser mensurável, então, observe as vendas e o que tem sido efetivo para que elas se realizem ainda mais frequentemente.
Uma forma de fazer isso é através do Google Analytics, por exemplo. Ele permite você monitorar tudo que acontece no seu site e é a ferramenta mais usada no mundo.

Mas, há outras formas de analisar seus resultados. No caso do mobile, por exemplo, você pode ter um software de gestão que faça o “trabalho sujo” de emitir relatórios e fazer comparações sobre os números atuais.

Portanto, se você precisava de um guia rápido e básico para entender como atrair clientes através do marketing digital, considere: ter um blog e apostar no marketing de conteúdo, mobile, redes sociais, landing pages… E fazer as análises de tudo isso, periodicamente.