Pesquisar
Close this search box.

O Que Faz Uma Empresa de Telecomunicações? Preciso dos Seus Serviços?

As empresas deste segmento podem até ser bem conhecidas, mas nem todo mundo sabe exatamente o que elas fazem ou se realmente precisam desses serviços

A comunicação com os clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros é determinante em todas as empresas. Tudo isso está contemplado dentro do segmento de telecomunicações.

Mesmo assim, é comum encontrar várias pessoas e empresas que não conhecem muito bem as soluções telecom ou, ainda mais, não sabem se precisam deles ou não, o que pode trazer consequências bastante sérias.

Para eliminar essas dúvidas de uma vez por todas, é muito importante saber o que essas empresas fazem e quais são alguns dos vários serviços oferecidos.

Assim, será muito mais fácil definir se eles realmente são importantes ou não.

Quais São as Atribuições de Uma Empresa de Telecomunicações?

O conceito de telecomunicação abrange todas as etapas para o funcionamento de um sistema de comunicações, desde o projeto até sua implantação e manutenção.

Etimologicamente, o prefixo “tele” vem do grego e quer dizer longe. Portanto, as telecomunicações podem ser também definidas como a comunicação à distância.

Com isso, já fica bem mais prático entender algumas das atribuições de uma empresa desse segmento: providenciar tudo o que os clientes precisam para que possam se comunicar à distância com outras pessoas.

Porém, é claro que isso é apenas o topo do iceberg. Existem várias outras atividades que fazem parte dessa área e que são oferecidas a empresas do Brasil e de todo o mundo. Algumas das principais são as seguintes:

 

Telefonia Fixa

A telefonia fixa já foi um segmento muito mais forte há alguns anos, mas até hoje mantém a sua importância no mercado, principalmente para empresas.

Quem presta esse serviço da área de telecomunicações precisa oferecer aos seus clientes condições para que estes tenham uma ou mais linhas de telefonia fixa, que são os aparelhos de telefone convencionais.

Por mais que a tecnologia para empresas tenha evoluído muito, esse ainda é um serviço muito importante hoje em dia, ainda mais para as empresas de telemarketing e centrais de atendimento ao cliente.

É claro que isso não tira a importância da telefonia fixa para as outras empresas, já que essa é uma das formas mais simples e imediatas de se entrar em contato com elas.

A infraestrutura da telefonia fixa é bem desenvolvida, principalmente nos grandes centros. De acordo com dados da Anatel, no final de 2017 havia 40,8 milhões de linhas de telefonia fixa em todo o Brasil.

 

Internet Fixa

Essa é mais uma das soluções fixas que são utilizadas por empresas de todo o mundo. Pode-se dizer, inclusive, que a internet fixa é tão importante (ou até mais) do que a telefonia fixa.

O acesso à rede mundial de computadores permite que qualquer pessoa ou empresa se conecte com clientes, fornecedores, colaboradores e também com outras empresas, de forma simples, prática e barata.

A infraestrutura para a instalação da internet fixa é melhor nos grandes centros, embora ela também se estenda para outras regiões. Ainda de acordo com a Anatel, em agosto de 2017, o número de assinantes era de 27,98 milhões.

 

Telefonia e Internet Móvel

Tanto a telefonia quanto a internet móvel são serviços que cresceram exponencialmente no Brasil, já que seu acesso é muito mais prático e abrangente, justamente por serem soluções móveis.

Muitas empresas de telecomunicações enxergam esses serviços como seus carros-chefe. Prova disso são as 232,6 milhões de linhas móveis no Brasil, de acordo com dados da Anatel referentes ao mês de janeiro de 2018.

Curiosamente, esse número é maior do que a população total do Brasil, que é estimada em 207,7 milhões, de acordo com informações de 2016.

A internet e a telefonia móvel podem chegar a lugares rurais e mais afastados do perímetro urbano, o que faz com que sua aceitação seja muito maior.

A solução é mais prática para todos, já que é possível estar sempre conectado às linhas móveis, o que permite se comunicar com amigos e parentes ou, no caso de empresas, colaboradores, clientes e parceiros.

 

Será Que os Serviços de Telecomunicações São Realmente Importantes?

Todas as pessoas podem estar conectadas hoje em dia. Inclusive, com a internet das coisas e 5G, até mesmo os objetos, veículos e casas podem estar conectados.

Por isso, se qualquer empresa quiser entrar em contato com essas pessoas – e também ser encontrada por elas, então não é apenas recomendável que elas contem com serviços de telecomunicações, mas sim obrigatório.

Porém, junto com a contratação desses serviços, é muito importante tomar algumas outras medidas, em especial o uso de um sistema de tarifação, que pode fazer toda a diferença.

Basicamente, os sistemas de tarifação são responsáveis por monitorar todas as ligações telefônicas realizadas por sua empresa, seja pelas linhas fixas, de PABX ou até mesmo nas linhas móveis.

Os celulares, inclusive, podem ter um monitoramento ainda mais especial, com o uso de uma solução chamada de MDM (Mobile Device Management), que mantém os dados da empresa em segurança e também ajuda a manter a produtividade em alta.

Esse controle das telecomunicações é fundamental, já que assim será possível ter um panorama da gestão telefônica de toda a empresa, o que dá todas as informações necessárias para a tomada de decisões.

Além disso, outra situação que também pode existir é a cobrança indevida de minutos, franquias de internet ou demais serviços contratados junto à operadora, que pode ser esclarecida com o auxílio desses softwares.

Portanto, a opção por empresas de consultoria telefônica precisa andar de mãos dadas com o setor de telecom de todas as empresas, para evitar problemas e garantir uma gestão muito mais assertiva.

Com certeza, ao aliar o setor de telecomunicações a um serviço de gestão de telecom, sua empresa terá muito a ganhar e estará dentro das últimas tendências da tecnologia.

Assim, a comunicação à distância será muito mais eficiente!

Autor:

NEWSLETTER



    Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: