Quais gastos as pequenas empresas podem diminuir?

Sua empresa de pequeno porte também pode cortar custos e ter um faturamento ainda mais positivo!

 

O corte de custos é uma preocupação em todo negócio, principalmente nas empresas de menor porte.

Uma pesquisa feita pelo U.S. Bank mostrou que 82% das pequenas empresas fecham devido a problemas de fluxo de caixa.

Isso realça a importância da gestão financeira em um pequeno empreendimento, que precisa ter cuidados redobrados devido à menor disponibilidade de recursos.

Porém, ainda assim, é possível cortar custos e ver uma melhoria no faturamento.

Para te ajudar nesse processo, nós separamos alguns gastos que podem ser reduzidos para manter a saúde financeira da sua empresa e, além disso, fazer com que ela cresça mais a cada dia e tenha um melhor faturamento.

Veja quais são eles!

Custos que as pequenas empresas podem cortar

O corte pode ser maior em alguns custos e menor em outros, mas, no final das contas, o resultado será benéfico para a sua empresa, e o melhor de tudo, sem ter que abrir mão de nada que impacte na qualidade dos produtos e serviços oferecidos!


Aluguel do ponto comercial

Quem tem um ponto comercial alugado encontra nessa uma das principais despesas, mas há uma boa alternativa para reduzi-la: ir para um imóvel em uma região mais barata.

Geralmente, os grandes centros comerciais, bem como as ruas e avenidas mais movimentadas, apresentam um valor elevado para o aluguel devido à intensa circulação de pessoas, mas é preciso ponderar se isso vale o preço a ser pago.

Quem entende sobre despesas fixas e variáveis sabe que esse custo sempre aparecerá no primeiro grupo, e qualquer redução para as pequenas empresas, seja de centenas ou até dezenas de reais, faz toda a diferença no orçamento mensal.

 

Realização de permutas

A permuta é uma prática milenar que também pode ser uma alternativa bem interessante para as pequenas empresas: ao invés de pagar por produtos e serviços, que tal fazer uma troca?

Por exemplo, você pode ter uma pequena agência de marketing digital que precisa de uma nova pintura urgentemente, enquanto um pintor gostaria muito de ter um site e uma página nas redes sociais para divulgar seus serviços.

Essa é uma ótima oportunidade!

Além do exemplo acima, há muitos outros serviços e produtos que podem ser permutados.

É possível encontrar interessados através do Google, nas redes sociais ou mesmo próximo ao seu estabelecimento, em um negócio que será bom para ambas as partes.

 

Corte de custos de fornecedores

Um dos maiores erros em uma pequena empresa é não ficar atento regularmente aos custos operacionais e em oportunidades que podem servir para reduzi-los.

Afinal de contas, cada real economizado é um real a mais nos lucros.

Boa parte das empresas precisa de fornecedores para oferecer seus produtos e serviços, seja para comprar os alimentos de um restaurante, os produtos de uma loja ou o papel para a impressão de contratos e materiais de divulgação, entre outros.

Conseguir um preço melhor com os fornecedores é determinante para as pequenas empresas, já que aumenta sua margem de lucro.

Para que isso seja possível, é importante manter um bom relacionamento entre as duas partes.

Fazer todos os pagamentos em dia ou mesmo antecipá-los é um dos pontos mais importantes, mas você também pode entrar em contato com fornecedores que oferecem melhores preços e conseguir um desconto para manter a parceria.

Se não for possível ficar com o mesmo fornecedor, pesquise bem sobre os novos candidatos e não hesite em trocar quando o negócio for vantajoso.

Esse dinheiro que sua empresa economizará pode ser a chave para manter sua saúde financeira.

 

Melhor aproveitamento do tempo

Pode não parecer que essa seja uma dica para as pequenas empresas cortarem custos, mas, como diz aquele ditado popular, tempo é dinheiro, e você pode comprovar essa frase.

Muitas vezes, seu horário de trabalho é gasto com atividades contraproducentes.

Com isso, você pode atrasar as tarefas prioritárias, como o atendimento aos clientes ou a procura por novos, e consequentemente perder dinheiro.

Para facilitar o processo, você pode recorrer aos aplicativos de gestão de projetos e utilizá-los em seu computador ou smartphone.

Assim, o tempo será administrado com mais eficiência e você ainda evita esquecer de algo importante.

 

Reduzir custos com telefonia

Conseguir reduzir uma porcentagem dos gastos com telefonia é vantajoso para todo negócio, ainda mais para as pequenas empresas, onde a economia não é apenas recomendável, mas sim essencial.

O tarifador telefônico pode ajudar na gestão de pequenas empresas, que passarão a ter controle absoluto com o que acontece no setor de telecom, desde as linhas fixas até as móveis e de PABX.

Com isso, será possível entender exatamente quanto é necessário gastar com telefonia todos os meses, o que ajudará a escolher planos mais adequados para cada setor e colaborador e otimizar os serviços contratados.


Investir na computação em nuvem

De acordo com a pesquisa “The Truth in Cloud”, solicitada pela Veritas Technologies, que entrevistou mais de 1.200 empresas globais, 56% dão prioridade à nuvem para implantar novos aplicativos e gerenciar cargas de trabalho.

Toda essa procura é justificada pelas características dos serviços em nuvem, dentre as quais a economia e a praticidade estão entre as mais importantes para as pequenas empresas.

A tecnologia já está presente no dia a dia das empresas, mas diferente do que acontecia antigamente, não é necessário fazer altos investimentos para a infraestrutura e a manutenção de servidores, já que eles estão disponíveis na nuvem.

Com isso, além da economia, você também poderá acessar seus dados, informações e sistemas remotamente, o que traz ainda mais praticidade para sua rotina de trabalho.

 

Reduza custos importantes em sua pequena empresa!

Cada uma dessas sugestões, desde a contratação de uma boa empresa de gestão de telecom até o aluguel de um novo ponto comercial, pode ter um impacto positivo nos custos da sua empresa, ainda mais se forem aplicadas em conjunto.

Portanto, aproveite as oportunidades que tem à disposição para otimizar seu faturamento.

Assim, você dará um passo importante para estar entre as mais bem-sucedidas pequenas empresas!