Planejamento Financeiro Empresarial: Entenda o Que é e Como Ele Pode Salvar a Sua Empresa

Planejar o que fazer com o dinheiro da sua empresa pode levar sua empresa à salvação, enquanto o oposto também se aplica. Por isso, a questão deve ser analisada com muito cuidado

O planejamento financeiro empresarial é uma ferramenta obrigatória para todas as companhias, não importa qual seja o seu porte, segmento ou há quanto tempo elas já estejam no mercado.

Uma coisa é certa: empresas que não fazem um planejamento adequado podem estar em ruínas quando pararem para analisar a situação, já que isso pode acontecer dentro de pouco tempo.

Para não sofrer com esse problema, é fundamental compreender o que é o planejamento financeiro e como ele deve ser feito, de modo a garantir que sua empresa cresça de modo sustentável e saudável.

como-aplicar-planejamento-financeiro-empresarial

O Que é o planejamento Financeiro Empresarial?

O planejamento é essencial para a saúde de um empreendimento. Pode ser que você ainda não saiba disso, ainda mais se for o dono de uma empresa nova no mercado ou se ainda não tiver concretizado o sonho de começar sua empresa.

Para entender melhor como o planejamento financeiro empresarial funciona, nada melhor do que um exercício metafórico, que fará com que sua importância seja facilmente visível.

Imagine que você é o colaborador de uma empresa, que possui um salário e precisa cuidar das despesas da sua casa e da família. Por ser o provedor, você precisa saber o que vai fazer com o dinheiro.

Porém, você não é obrigado a isso. Existe a opção de simplesmente pegar o dinheiro e gastar com coisas sem a devida importância, embora isso faça com que você tenha que pagar a conta por suas decisões no final do mês.

Você pode receber o salário, comprar um celular novo e uma televisão de última geração, enquanto as contas de água, luz, a escola das crianças e o convênio da família não foi pago.

No começo, pode até não parecer que isso será tão prejudicial, mas com o passar do tempo, o problema só tende a crescer, até chegar o ponto que você não terá mais o que fazer, a não ser tentar pegar dinheiro emprestado. Isso é o reflexo da falta de planejamento.

Esse exemplo simples deixa claro que o planejamento financeiro empresarial é muito mais importante, ainda mais ao se levar em consideração que a gestão de uma empresa é mais complexa do que a de uma casa.

Toda empresa tem suas despesas fixas e variáveis, que sempre estarão lá no final do mês, não importa qual tenha sido o seu faturamento, se aquele foi um mês de muito sucesso ou se foi mais fraco.

Esse pode ser um problema muito sério, mas ao realizar um planejamento bem definido, os males causados por um período de recessão ou de menor faturamento não serão tão prejudiciais assim à sua empresa.

Como Planejar as Finanças da Minha Empresa?

Aprender a organizar as contas e fazer o pagamento em dia é muito importante, sem sombra de dúvidas, mas não é apenas disso que depende o planejamento financeiro empresarial.

Se você tem uma empresa e deseja fazer um planejamento magnífico, que diminuirá muito as chances de encarar qualquer problema mais sério, alguns dos principais cuidados que devem ser tomados são os seguintes:

Conte Com o Inesperado

Toda empresa espera ter dias perfeitos, em que as vendas estão lá em cima e as despesas lá embaixo. Esse é o cenário perfeito, mas é uma utopia pensar que isso acontecerá todos os dias e para sempre.

Seja qual for a situação do país ou as condições financeiras da empresa, é muito importante pensar que as coisas podem dar errado. Isso não é pessimismo, pelo contrário, é ser realista e tentar antecipar os problemas.

Uma das partes mais importantes para abrir um negócio ou atualizar as diretrizes de sua gestão é o plano de negócios, que tem na construção de cenários uma de suas partes mais importantes para o planejamento financeiro empresarial.

Na construção de cenários, o empreendedor deve imaginar um mês em que tudo tenha sido perfeito e outro em que tudo parece dar errado, e é preciso estar muito bem preparado para essas duas situações.

Assim, se o mês tiver sido bem ruim, você saberá como agir, já que já terá se imaginado nessa situação e conseguirá tomar as rédeas da situação com mais tranquilidade.

Tenha um Bom Capital de Giro

Quase todo mundo já deve ter ouvido falar nisso, mas nem todos os empresários entendem a fundo o que é o capital de giro, que é fundamental para o planejamento financeiro empresarial.

Basicamente, o capital de giro é o dinheiro necessário para manter a continuidade da operação da empresa, desde o pagamento e salários e encargos até dos fornecedores que são parceiros da sua empresa.

Esse capital sempre deve estar presente na sua empresa, já que ele será fundamental para aqueles meses em que as coisas estiverem mais difíceis. Dessa forma, você pode não ter que recorrer a empréstimos muito altos para salvar o negócio.

planejamento-financeiro-empresarial

Seja Criativo

É comum sempre associar o dinheiro a algo racional e tangível, o que não está de todo errado, mas isso não quer dizer que você não possa fazer uma gestão financeira com criatividade.

Fazer testes, investir em tecnologias inovadoras, manter as finanças organizadas e conseguir cortar os gastos necessários são algumas das coisas que podem fazer parte do seu planejamento financeiro empresarial.

Além disso, é claro que você deve aprender com os seus erros. Ninguém nasce sabendo de tudo, ainda mais no que tange à gestão de empresas, que é uma questão muito subjetiva e particular de cada negócio.

Então, não olhe para isso apenas racionalmente. Pense fora da caixinha e veja o que pode ser feito para tentar melhorar a situação da empresa. Com certeza, os resultados obtidos podem ser excelentes.

Encare o Planejamento Financeiro da Sua Empresa Com Mais Tranquilidade!

Tudo o que é novo e desconhecido causa um certo espanto, e isso é normal. O que pode fazer toda a diferença é a forma com que você lida com essas situações, e o mesmo se aplica à gestão de uma empresa.

Você nunca poderá ter todas as variáveis sob seu controle, já que algumas coisas não dependem diretamente de você, mas planejar o máximo possível é imprescindível para estar o mais preparado possível.

Por isso, siga a todas essas dicas, tente sempre manter a tranquilidade e faça o que estiver ao seu alcance, seja através de uma gestão de telecom econômica ou da antecipação de problemas. Assim, o planejamento financeiro empresarial tende a trazer ótimos resultados!

O que achou das nossas dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

assinatura

Queremos ajudar sua empresa também! Solicite, sem compromisso, seu orçamento.


Qual sua opinião sobre o assunto?