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Planejamento estratégico. Um aliado à saúde da sua empresa.

O Planejamento estratégico é essencial para a conquista do sucesso.

Entenda por que colocar no papel os seus próximos passos é tão importante para que você tenha sucesso no seu negócio. 
Para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Entretanto, no mundo dos negócios, tomar o caminho errado pode significar a morte prematura de uma iniciativa ou, pior ainda, de uma empresa. Por conta disso, é preciso ter em mente de forma clara quais são os passos que devem ser dados para que você possa chegar a um determinado objetivo.

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Montar um plano tático é importante até para prever perdas futuras

Esse sucesso é conseguido somente com uma coisa: planejamento estratégico. Essa é a hora em que você coloca no papel todas as ideias, avalia melhor os caminhos a serem seguidos e se programa para eventuais despesas e imprevistos que possam acontecer. É possível sobreviver por muito tempo no mercado sem planejamento? Definitivamente, não. Entenda agora de uma vez por todas porque ele é essencial à saúde de um empreendimento.

Distribuir as tarefas e definir as prioridades

Algumas empresas têm mais pessoas do que tarefas necessárias a serem feitas. Isso acontece por conta da falta de planejamento estratégico, já que é possível que em sua companhia você tenha pessoas executando tarefas em duplicidade ou, ainda, com tempo ocioso por conta de gargalos na execução de outras áreas. Por conta disso, a análise de cenário é essencial para minimizar essas perdas.
O primeiro passo para isso é definir as prioridades. O que você está fazendo vai trazer, de fato, resultados para a sua companhia ou estamos falando apenas de tarefas rotineiras com as quais você já está tão habituado que nem se dá conta mais para o que elas servem? Depois, definindo as funções mais importantes, é hora de distribuir as tarefas e definir quem será responsável pelo que. Você verá que de forma organizada, a tendência é que os resultados comecem a aparecer de forma mais rápida e com constância.
Pensando nisso, selecionamos alguns pontos que podem te auxiliar a como fazer um plano de negócios eficaz.

Analise as reais necessidades

Existe uma grande diferença entre o que precisa ser feito e o que deveria ser feito. Alguns profissionais têm ideias pré-concebidas em mente de que para ter sucesso é preciso seguir alguns modelos tradicionais, adotados por outras empresas ou que sejam senso comum no mercado. Esse método nem sempre é o mais adequado, pois demonstra falta de capacidade analítica.
Obviamente, soluções testadas e comprovadas devem ter prioridade na hora da execução, mas isso não significa que modelos prontos sejam fundamentais para o seu negócio. O mais importante é analisar caso a caso e, tendo as opções na mesa, definir as prioridades e necessidades de execução. Você vai se surpreender como, ao fazer isso, dezenas de tarefas rotineiras e que parecem importantes vão perder o seu significado sem prejudicar o seu negócio.

Planejamento estratégico: Avalie custos e receitas

Aqui é mais uma razão pela qual você deve ter um comportamento analítico com relação aos dados que a sua empresa produz. Todas as tarefas que são executadas em uma companhia têm um custo, seja ele financeiro ou de tempo. Não se deixe enganar por tarefas executadas de forma “gratuita”, uma vez que elas trazem consigo o custo agregado do tempo que um funcionário fica em função das suas demandas.
Feito isso, procure avaliar qual é o impacto em termos de receita que cada tarefa tem no faturamento da companhia. Aquelas que são mais trabalhosas, mas que no final das contas acabam não sendo tão lucrativas assim, devem ser eliminadas ou então você deve encontrar uma forma mais simples de executá-las. O importante é ter em vista a relação entre custo/tempo e não deixar que tarefas menores extrapolem essa relação.

Invista em formação e desenvolvimento de competências

Se capacidade analítica é tão importante quanto capacidade de execução, você precisa ter profissionais preparados em sua companhia para tomar essas decisões. Uma das melhores maneiras de estimular isso é investir na formação profissional dos colaboradores da sua companhia, para que eles estejam sempre atentos à importância do planejamento antes da definição de estratégia.
Da mesma forma, a sua empresa deve contemplar ainda metodologias de trabalho e processos claros para que mesmo na ausência de um gestor seus subordinados possam ter capacidade e autonomia para tomar decisões sem que isso impacte negativamente no fluxo de trabalho. Antever necessidades, prever problemas e formular hipóteses deve ser algo rotineiro para todos que estão no dia a dia da companhia.

Mensure as ações e esteja aberto a mudar decisões

Com o planejamento definido e com as ações em execução, é hora de fazer um acompanhamento diário ou semanal sobre como tudo está seguindo. Se você perceber alguma inconsistência naquilo que planejou, não espere o fim de um período para tomar uma decisão. Seu planejamento deve ser flexível a ponto que você pivotar uma decisão a qualquer momento, sob pena de perder ainda mais tempo ou dinheiro.
Essa medida pode causar algum tipo de confusão em seus colaboradores, já que o ser humano tem tendência natural a se manter em uma zona de conforto antes de tomar decisões que impactem diretamente em sua rotina. O papel do gestor ou do executivo é questionar as metodologias e buscar sempre novas formas de execução, de preferência aquelas mais simples, e que impactem positivamente nos resultados finais.
Para isso, é preciso conhecer com propriedade o negócio que está sendo gerido. Saber como cada área atua, entender seus detalhes, suas necessidades, seus pontos fortes e fracos, é fundamental. Caso contrário, você corre o risco de tomar decisões na base do achismo, e impactar seu negócio de tal forma que não será possível voltar atrás sem que haja perdas significativas.

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