Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Por que você Precisa Gastar mais tempo Aprendendo sobre Gestão de Contas

Aprendizado é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa e pode fazer com que você economize ou aumente a sua lucratividade

Se você ainda não dedicou uma boa atenção ao setor de contas a pagar e a receber de sua empresa, você pode estar deixando de ganhar um bom dinheiro. Sim, se dedicar um pouco para analisar e entender melhor o seu fluxo de caixa pode fazer uma diferença significativa nos resultados que você percebe no final do mês.

Otimizar os processos e começar a entender como funciona a lógica do dinheiro que entra e sai do caixa de sua empresa é o primeiro passo. Por isso, é extremamente recomendado que se você for um gestor, de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, você dedique ao menos um dia inteiro do seu tempo para descobrir como as coisas funcionam e como você pode tirar proveito de oportunidades que nem imagina.

O primeiro passo para gestão de contas: você precisa de um software

Gestão de contas e contratos

Por mais que você se esforce para se inteirar e acompanhar tudo o que acontece no fluxo de caixa da sua empresa, algumas informações vão acabar passando batido vez ou outra. Esse problema pode ser facilmente resolvido se você decidir adotar um software de gestão de contas. Há várias opções no mercado, desde os mais simples e gratuitos, até aqueles mais complexos e feitos sob medida para as suas necessidades.

O mais importante aqui é deixar claro que, independente da sua escolha, o software de gestão de contas vai ser o responsável por centralizar em um só lugar todas as obrigações que você tem a pagar, bem como todos os créditos e duplicatas que estão na lista de recebíveis. Somente tendo uma visão geral do seu fluxo de caixa no curto, médio e longo prazo é que você poderá tomar decisões mais assertivas.

Entenda os prazos e como eles impactam na sua lucratividade

Vendas a prazo são uma das condições mais procuradas pelos consumidores brasileiros, e essa é uma característica bastante peculiar do nosso país. No caso das relações entre empresas, a procura por formas facilitadas de pagamento é cada vez maior. E, é claro, para manter a sua empresa competitiva no mercado, você precisa oferecer alternativas assim.

Entretanto, leve em consideração o cálculo de juros para o parcelamento e, também, os custos eventuais caso você precise descontar duplicatas em instituições financeiras antes do tempo. Essa pode ser uma forma de adiantar os seus recebíveis se houver uma emergência de caixa. Obviamente, isso terá um custo para sua empresa, mas se esse valor já estiver previsto na hora de calcular as parcelas de suas vendas, o impacto será bem menor no seu caixa.

Contas a pagar: a arte de poupar e investir

Contas a pagar e ferramentas para gestão de contas

Você sabia que é possível ter lucro também nas suas contas a pagar? Esse é um cenário que muitos gestores deixam de lado, mas usar o seu caixa para antecipar pagamentos pode não ser uma boa ideia. Se por um lado você ganha em tranquilidade, já que terá fôlego financeiro por mais tempo, por outro, deixar de aplicar esse dinheiro pode fazer com que você tenha uma lucratividade menor.

A explicação é simples. Imagine que você já sabe, no mês de março, quanto vai custar no final do ano o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários, por exemplo, e que por um acaso esse dinheiro já esteja disponível no seu caixa. Você pode separar essa quantia e aplicá-la em algum investimento, e a rentabilidade advinda dele será um lucro sobre a sua conta a pagar.

A palavra é planejamento

Etapas do planejamento financeiro e gestão de contas

Assim como no exemplo anterior, existem muitas outras circunstâncias em que provisionar um pagamento pode fazer com que ele renda bastante quando aplicado. Porém, para ter acesso a oportunidades como essas, você vai precisar trabalhar bastante com planejamento. Essa é a palavra-chave para quem deseja extrair o que há de melhor em termos de lucratividade com a gestão de contas.

Por meio do planejamento você saberá exatamente qual é a hora de investir, qual é a hora de guardar seu dinheiro ou, por que não, a hora de antecipar um pagamento. Não existe uma regra, e cada caso deve ser analisado de forma individual. Por isso, certifique-se de que você tenha as ferramentas necessárias para analisar todas as opções e tomar a melhor decisão para a sua empresa.

Resultados nos primeiros três meses

Ok, depois de aprender um pouco mais sobre a gestão de contas você decidiu que vai investir seu tempo e uma parcela do seu dinheiro nisso. Depois de quanto tempo você vai começar a colher os primeiros resultados? A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores, mas a partir do momento que você toma consciência de cada real gasto em sua companhia, é bem provável que nos três primeiros meses já seja possível identificar gastos passíveis de serem cortados.

Feito isso, você precisa descobrir qual é o ponto de equilíbrio de sua empresa e perseguir esse valor de todas as maneiras possíveis, seja por meio do corte de gastos ou através do aumento de receita. Quando esse valor estiver garantido por um certo período de tempo – digamos que pelo menos 90 dias –, aí é a hora de começar a se aventurar em formas de tornar seu caixa mais lucrativo. Não é complicado, mas requer paciência, disciplina, análise e, é claro, uma gestão informatizada com softwares dedicados a colher essas informações.

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa