Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa

x

Redução de Custos Nas Empresas – Confira 05 Passos Para Ter o Saldo Positivo!

Redução de Custos Nas Empresas – Confira 05 Passos Para Ter o Saldo Positivo!

Saber o que pode ser feito para cortar custos nas empresas é ideal para aumentar seus lucros e garantir uma gestão mais assertiva

Para que uma organização seja bem sucedida, é preciso tomar certos cuidados em relação ao seu financeiro, e muitas vezes é necessário realizar alguns ajustes.

Quando essas modificações são bem pensadas, elas podem ajudar muito a empresa e, além disso, auxiliar a deixar o saldo financeiro sempre positivo, o que é o desejo de todo empreendedor.

Momentos financeiros difíceis aparecem em praticamente todas as empresas, e nesse momento, é preciso que o gestor fique atento em relação a alguns cuidados, que são essenciais para a solução desse problema.

Antes de partir para os 5 passos para a redução de custos nas empresas, é essencial fazer uma ressalva para a importância de manter permanentemente o controle de gastos, de modo a evitar problemas maiores no futuro.

Para que isso seja feito, é preciso que o gestor e toda a equipe responsável pelo financeiro estejam cientes da realidade da empresa e tenham uma visão estratégica para toda e qualquer situação, para saber em qual departamento mexer no momento da redução.

5 Passos Infalíveis Para Redução de Custos nas Empresas

A implantação desses passos pode ser um pouco complicada, principalmente no começo, mas os ganhos futuros farão com que todo o esforço valha muito a pena!

1- Fazer Análise de Custos Periodicamente

A análise de custos precisa ser feita frequentemente, pelo menos uma vez por mês, para que o gestor tenha noção real do que acontece na empresa.

Ao fazer essa análise mensal junto com o restante dos profissionais responsáveis pelo departamento financeiro, será possível fazer uma redução ou até mesmo cortes em setores ou ferramentas que não favoreçam a empresa em relação aos lucros.

Quando todos têm uma noção do que acontece e o que dá ou não retorno financeiro positivo, as chances de entrar em uma crise irreversível são muito pequenas e o saldo sempre se manterá positivo.

Nesse ponto, se enquadra a redução de custos em telefonia, que também pode resultar em uma economia bem grande, já que a fatura telefônica nem sempre é analisada pelas empresas, o que pode resultar em uma surpresa muito boa.

2 – Antes de Demitir, Veja se Vale a Pena

Um erro muito grande e comum cometido por empresários é achar que demitir um funcionário ajudará na redução de custos, ainda mais sem fazer uma avaliação sobre o quanto vale a pena tomar essa decisão.

Em alguns casos, essa realmente é a melhor solução, mas, na maioria das vezes não é isso o que acontece. Mandar funcionários embora faz com que a empresa tenha um gasto muito grande, principalmente se eles forem antigos e tiverem salários altos.

Ao mandar embora, é preciso pagar os custos da rescisão de contrato e outros direitos que o funcionário têm, e esse valor pode pesar mais do que mantê-lo no time, pelo menos por enquanto, o que não ajudaria na redução de custos nas empresas.

Antes de mandar embora, calcule todas as despesas e quais serão as consequências dessa decisão em relação ao cumprimento das tarefas que esse funcionário fazia, para não se arrepender no futuro.

Por exemplo, se não tiver mais ninguém para fazer o trabalho que ele faz, certamente a empresa terá que contratar outra pessoa, o que pode parecer bom aos olhos de quem quer economizar, pois o salário do novo colaborador poderá ser menor.

Porém, ao levar em consideração todo o tempo necessário para que o novo funcionário realize as tarefas da mesma forma que o antigo fazia, os erros que poderão ser cometidos e outros pontos em relação a qualidade do trabalho, pode ser que o esforço não compense.

Obtenha salvo positivo com a redução de custos!

3 – Evite Pagar Hora Extra

Com uma quantidade muito grande de trabalhos para serem entregues, é comum que os funcionários precisem trabalhar até mais tarde para que terminem tudo nos prazos corretos, e como ele trabalhou, certamente vai querer e deve receber algo em troca.

Há quem prefira pagar hora extra, mas para o caso de quem queira optar pela redução de custos nas empresas, a melhor solução é adotar o banco de horas.

O funcionamento do banco de horas é bem simples: o funcionário trabalha o tempo a mais que é necessário e depois acrescenta esse tempo a mais em folgas, que podem ser usadas para emendar feriados, descansar algum dia a mais ou agregar nas férias.

Essa é uma das melhores soluções para economizar e ter o trabalho sempre em dia, mas é importante deixar claro que o funcionário tem direito de utilizar esse tempo do banco de horas até o ano corrente. Caso isso não ocorra, a empresa tem o dever de remunerá-lo pelas horas extras.

4 – Evite Perdas Durante a Produção

Empresas que trabalham com produção sabem que é comum ter um gasto grande com matérias-primas, o que pode afetar diretamente no custo da empresa de uma forma negativa.

Para evitar esse tipo de desperdício e contribuir com a redução de custos nas empresas, o mais indicado é gastar um pouco mais agora e investir em máquinas modernas, que consomem e desperdiçam menos materiais do que as antigas.

Porém, há que se ressaltar que com a contratação de novos funcionários para a operação dos equipamentos, poderá haver o desperdício de materiais na produção, já que eles não terão a mesma experiência que o outro funcionário tinha.

Portanto, esse é outro ponto que também deve ser pensado para conseguir alcançar a tão desejada redução de custos nas empresas.

5 – Cuide da Compra do Seu Estoque

Ao comprar produtos para deixar no estoque da sua empresa, estude primeiro o que já tem e tenha em mente outros pontos, como quais mercadorias saíram mais e quais ficaram paradas. Lembre-se: produto parado significa perda de dinheiro.

Verifique quais são os que mais saem e faça um estoque maior desses produtos. Quanto àquelas que saem pouco mas ainda assim vendem, compre uma quantidade menor. Faça o mesmo para produtos que são novidades, pois você não sabe se os clientes gostarão dessa nova mercadoria.

Outro ponto muito importante para o estoque é em relação aos fornecedores: sempre pesquise os preços de vários, mesmo que já esteja acostumado a comprar de apenas um.

Quando você não fica preso a apenas um fornecedor, poderá ter uma considerável redução de custos nas empresas, além de poder até mesmo encontrar produtos e matérias-primas de maior qualidade.

Economize na Gestão da Sua Empresa!

Todas essas dicas para redução de custos poderão fazer com que sua empresa economize centenas, milhares ou até milhões de reais por mês. Então, por mais que seja difícil no começo, não deixe de tentar.

Desde a gestão de telecom até a demissão de funcionários quando necessário, todas essas recomendações podem contribuir com a redução de custos nas empresas e fazer com que elas obtenham ainda mais lucros no final dos períodos fiscais!

assinatura

Queremos ajudar sua empresa também! Solicite, sem compromisso, seu orçamento.


Qual sua opinião sobre o assunto?