Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Como reduzir custos em telecom com as soluções da Sumus

Saiba quais são as principais alternativas para você gastar menos com serviços de telecomunicação

Em tempos de crise, reduzir custos em qualquer setor que for possível pode representar um diferencial e tanto na hora de sustentar uma empresa.

Antes de partir para soluções mais drásticas, como redução nos investimentos ou cortes de pessoal, a melhor maneira de encontrar uma gordura no orçamento é descobrir onde é possível fazer cortes sem que isso impacte na produtividade.

Obviamente, cada empresa tem as suas particularidades, mas um dos itens que mais têm espaços para adequações no orçamento é a telefonia.

Os responsáveis pela gestão de telecom não precisam quebrar a cabeça para descobrir quais são as maneiras mais eficientes de fazer com que a empresa seja produtiva com a suas ligações.

Há uma série de medidas que podem ser adotadas visando reduzir custos em telecom e para muitas delas você pode contar com os serviços da Sumus. A empresa conta com ampla experiência de mercado e está a acostumada a encontrar companhias com problemas sérios de gestão de telecom.

Em alguns casos, depois do início dos trabalhos, é possível reduzir os custos em telecom pela metade.

Mas qual é o segredo para fazer com que a sua conta telefônica deixe de ser um peso no orçamento?

Nesse artigo, mostramos algumas soluções da Sumus que podem mudar completamente a maneira como você enxerga a telefonia na sua empresa.

Seu plano de telefonia é o mais adequado?

Você já se perguntou se o plano de telefonia adotado na sua empresa é mesmo o mais adequado para as suas necessidades? Há um grande problema relacionado a esse item que, por comodismo, muitas empresas sequer cogitam a ideia de trocar de operadora. Isso é resquício de um tempo onde trocas de linha eram algo complicado e nem mesmo o número era possível manter.

Hoje em dia, é preciso pesquisar quais as opções existentes no mercado e escolher qual delas mais se adapta àquilo que você precisa. Nada de pagar taxas extras por serviços que, embora estejam baratos, são dispensáveis para o seu dia a dia. Você não faz ideia da quantidade de empresas que pagam por serviços de TV a cabo e não têm nem sequer uma TV para usá-los.

Uso de telefones móveis: controle e planos de dados adequados

Para quem possui equipes que estão fora do escritório na maior parte do tempo, o uso de telefones celulares se tornou um peso considerável. Além de fornecer o aparelho, as empresas custeiam ainda planos de dados e de minutos, cujo uso muitas vezes se confunde com o pessoal e, assim, vai pelo ralo o dinheiro investido na mobilidade.

O primeiro aspecto a ser observado é que não há necessidade de se comprar smartphones caros. Aparelhos abaixo de R$ 900 são perfeitamente capazes de dar conta do recado para ligações e uso de mensageiros.

Além disso, é preciso monitorar o uso de dados e de minutos de ligação, de forma a readequar as necessidades. Você vai descobrir que nem todos que possuem celulares empresariais hoje precisam de fato deles.

Gestão de telecom: o uso de softwares para monitoramento

custos de gestão de telecom

Se os dois itens acima são importantes, nenhum deles vai trazer mais resultados do que o uso de softwares de tarifação para gestão e controle de contas. Por meio dele, todas as ligações realizadas na empresa vão para um portal de informações, com dashboards, Business Inteligence (BI) e relatórios e podem ser acessados em tempo real pelo gestor.

Em outras palavras, isso significa que você conseguirá saber exatamente quais são os colaboradores que mais gastam com telefone ou quais são os setores que mais necessitam dessa ferramenta.

De posse desses dados é possível fazer campanhas educativas para conscientizar sobre a melhor utilização ou ainda procurar meios alternativos de comunicação que possam ajudar uma equipe a manter a sua produtividade.

As tarifas aplicadas estão de acordo?

Um grande problema pelo qual as operadoras de telefonia brasileiras passam por aqui é a falta de ferramentas adequadas para tarifação. Existe uma estimativa que mais da metade das contas telefônicas empresariais custam mais caro do que devia apenas pelo simples fato de que a tarifação aplicada não é a correta.

Sem um software de gestão de telecom é praticamente impossível contestar esses valores, uma vez que não há ferramentas técnicas para que possamos conferir cada um dos dados a olho nu.

No entanto, softwares e sistemas de gestão como os implantados pela Sumus são perfeitos para que o gestor possa fazer o comparativo necessário e solicitar a correção dos valores juntos às operadoras.

Soluções simples podem ter impacto significativo

As soluções que apresentamos acima são apenas algumas que podem ser colocadas em práticas quando da parceria com uma empresa como a Sumus.

Em muitos casos, há empresas que conseguem reduzir em mais de 50% o valor de sua conta telefônica apenas levando em consideração as possibilidades de uma utilização mais racional dos seus sistemas de telefonia.

Se para o gestor a informação é uma ferramenta essencial para a tomada de decisões, quando falamos de telefonia o assunto não é diferente. É preciso saber exatamente quanto está sendo pago por cada item para que seja possível avaliar se o custo dele é viável ou não para os padrões da empresa.

A busca por melhorias nesse setor deve ser contínua, para que a comunicação se torne um diferencial competitivo e não um mal necessário no orçamento.

 

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa