Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Saiba Como Funciona o Processo de Renegociação de Contrato!

Geralmente, os contratos de uma empresa permanecem imutáveis por muito tempo, já que muitos dos gestores não se preocupam com isso. Então, os valores, datas de vencimento e serviços que foram contratados há vários anos ainda se mantém em atividade.

Essa, porém, não é uma decisão muito sábia, já que as condições oferecidas pelas operadoras de telefonia mudam com o passar do tempo e podem se tornar mais vantajosas às empresas, além de eventuais mudanças de prazos e valores, que também podem fazer toda a diferença.

Para isso, porém, não basta apenas entrar em contato com a empresa e pedir as alterações sem saber o que esperar e como negociar da maneira correta. É essencial que a renegociação de contrato seja feita com sabedoria, de modo a se obter os melhores resultados.

Entenda melhor o que é a renegociação dos contratos, como ela funciona e o que deve ser feito para que a empresa seja beneficiada por essa alteração.

O Que é a Renegociação de Contrato?

Basicamente, o ato de renegociar um contrato consiste em mudar algumas de suas condições e cláusulas, de modo que elas sejam mais vantajosas para uma ou para ambas as partes. Qualquer detalhe que for modificado já se configura como uma renegociação.

A gestão de contratos pode ser feita com a maioria das empresas privadas que prestam serviços aos consumidores, entre as quais se destacam as operadoras de telefonia fixa e móvel. Como elas oferecem várias condições e opções de planos, então os clientes podem tentar negociar algo que seja melhor.

É importante ressaltar que a renegociação de contrato é uma opção que está disponível para todos os clientes, tanto os mais novos quanto os mais antigos. Porém, alguns dos pontos do contrato só podem ser mudados depois de passado o período de fidelidade, que varia de acordo com o plano e a prestadora de serviços.

Alguns dos pontos que podem ser renegociados em um contrato são os seguintes:

 

  • Alteração de data: muitas vezes, a data de pagamento que foi combinada quando da contratação do serviço já não é a melhor nos dias de hoje, e a empresa pode ter que pagar a fatura atrasada e com juros. Renegociar a data é a melhor opção para que as contas a pagar e a receber fiquem organizadas.
  • Alteração de prazos: além da data de pagamento, pode ser que o plano se renove em determinado dia do mês. Por exemplo, o pacote de minutos pode se renovar todo dia 20, mas se o ideal for dia 1º, então o melhor é renegociar essa condição.
  • Alteração de valores: quando as contas de uma empresa passam a ser analisadas com mais cuidado e atenção, é comum se chegar à conclusão de que elas estão altas demais. Então, uma renegociação para um pacote diferente ou para um valor mais baixo devido ao tempo de fidelidade pode ser a solução ideal.

Porém, para recorrer a essas alternativas, é essencial estar munido das informações corretas. Caso contrário, a operadora pode simplesmente se negar a oferecer a renegociação de contrato ou não proporcionar condições que sejam tão benéficas assim.

Como Renegociar um Contrato e Obter Bons Resultados?

Certamente, saber como reduzir custos na empresa é um dos maiores interesses dos gestores, e renegociar os contratos é uma ótima forma de economizar centenas ou até mesmo milhares de reais por mês, mas deve-se prestar muita atenção nisso.

Caso o gestor simplesmente ligue e peça algum tipo de desconto, é bem provável que a empresa negue a solicitação, já que não foi informado nenhum motivo plausível ou dado que seja relevante para essa alteração.

Para entender um pouco melhor essa situação, basta imaginar que ela esteja acontecendo com sua empresa: se um cliente ligar e pedir para oferecer um preço mais baixo simplesmente por oferecer, as chances de você atender ao que ele pediu são bem baixas.

Quando a empresa reúne informações que sejam relevantes à sua solicitação, então a renegociação de contrato já muda totalmente de figura. Assim, a empresa que presta serviços estará baseada em fatos reais e poderá oferecer soluções melhores.

Muito se engana quem pensa que isso pode ser feito com uma simples conferência na fatura mensal: pode até ser que dê certo, mas as chances são muito menores. É preciso ir além e oferecer informações mais profundas, que realmente façam a diferença.

Ao fazer uma verdadeira auditoria de contas, você será capaz de levantar informações, cruzá-las, analisá-las com maior embasamento e entender melhor como anda a situação da sua empresa quanto às despesas com telefonia.

Entenda tudo e tire suas dúvidas sobre a renegociação de contratos!

Como Aplicar a Auditoria de Contas?

A auditoria é um exame sistemático das atividades de alguma empresa ou setor, com o objetivo de averiguar se tudo está conforme o que foi combinado. Com essa definição, já fica muito mais fácil entender o que pode ser obtido pela auditoria e pela subsequente renegociação de contrato.

Para poder cruzar as informações, compará-las e verificar tudo em uma única interface, de modo muito mais prático e eficiente, o melhor a se fazer é investir em um sistema de tarifação telefônica, que pode ser utilizado por empresas de pequeno, médio e grande porte, de todos os segmentos.

Com esses sistemas, todas as informações sobre a telefonia da empresa serão reunidas e dispostas em um software, que permitirá analisar a situação de um ponto muito mais privilegiado, sejam as linhas de telefonia fixa, móvel ou PABX.

Ao ter tudo isso em mãos, a renegociação de contrato será muito mais fácil, já que será possível mostrar à prestadora de serviços todas as informações necessárias, desde o total de minutos utilizados em um mês até o ramal que mais utilizou minutos, entre outras informações.

Caso tenha sido contratado um plano de 2.000 minutos mensais e o consumo máximo beire os 1.500 minutos, por exemplo, então poderá ser contratado um plano mais simples e, consequentemente, mais barato.

Por outro lado, se o plano for de 2.000 minutos e o consumo sempre superar os 2.500 minutos mensais, então deve-se recorrer a um plano mais completo, cujo custo final seja mais barato do que o pagamento de minutos adicionais todos os meses.

Para ter ainda mais chances de ser bem-sucedido e conseguir uma renegociação de contrato bastante vantajosa, a empresa também pode recorrer ao serviço de negociação com operadoras, prestada por profissionais que conhecem muito mais sobre o assunto.

Seja qual for a solução escolhida, é certo que o investimento valerá muito a pena, desde que o serviço seja prestado com eficiência. A economia obtida nos meses seguintes será bastante considerável e esse valor poderá ser investido para melhorias na empresa ou guardado para futuras necessidades.

Por isso, caso os valores pagos por sua empresa estejam muito altos, os prazos e datas não sejam os melhores ou qualquer outro detalhe esteja diferente do ideal, recorra à renegociação de contrato o quanto antes e comprove como isso será extremamente benéfico!

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa