Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

A perda de dados e informações confidenciais da sua empresa pode estar em jogo com a subtração do bem

Ter o seu aparelho celular roubado ou furtado é uma situação muito ruim e pode se tornar ainda pior quando se trata de um telefone corporativo.

Só no último semestre de 2017 foram registrados  23.975 casos em 2017 no estado de São Paulo. As expectativas são que no ano 2018 esse número seja ainda maior.

Por ser um objeto fácil de esconder e na maioria das vezes, de grande valor atribuído, o roubo de celular é a modalidade que mais chama a atenção dos ladrões nas ruas da cidade.

Como possui grande capacidade de armazenamento de dados, o celular pode tornar-se uma arma na mão de bandidos especializados em tecnologia, designados para capturar informações confidenciais contidas nos aparelhos e utilizá-las a seu favor.

Quando um colaborador é vítima deste tipo de crime, é necessário tomar algumas medidas para evitar danos ainda maiores a sua empresa:

Roubaram Meu Celular

 

BLOQUEIO

O bloqueio total do aparelho deve ser realizado a fim de utilizá-lo para quem o roubou e não consiga ter o acesso. Uma das maneiras de realizar essa operação é pelo número de cadastro do telefone, o IMEI (International Mobile Equipment Identity).

Normalmente ele se encontra na parte de trás do aparelho ou na nota fiscal de compra. Portanto, é importante tê-la em mãos para bloqueá-lo. Isso pode ser feito diretamente na operadora.

Outra forma de impedir o uso indevido do seu telefone corporativo é bloqueando a linha telefônica, para evitar que chamadas sejam realizadas gerando mais custos para sua empresa.

Para isso, você só precisa entrar em contato com o serviço de telefonia e solicitar o bloqueio do número de telefone em questão.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Após os bloqueios serem realizados, é hora de recorrer a uma Delegacia de Polícia para realizar um boletim de ocorrência.

Isso contribui não só para que seu aparelho seja bloqueado, pois algumas operadoras ainda exigem o B.O, mas para que ajude a polícia a encontrar e prender os responsáveis pelo crime.

Além disso, com o registro, é possível que os órgãos de segurança mapeiem os locais com mais reincidência de assaltos e aumentem o patrulhamento na região.

Nos casos de roubo de celular corporativo, é necessário apresentar o boletim na empresa para justificar a falta do aparelho, para que a empresa tome as devidas providências.

PROTEJA –SE

Existem algumas medidas a serem adotadas que podem também contribuir na prevenção contra o roubo de informações confidenciais da sua corporação.

Coloque senhas

O uso de códigos e senhas nos telefones corporativos inibe a utilização indevida por alguém que não seja o dono do aparelho.

Normalmente, esses sistemas já vêm instalados na maioria dos smartphones e possibilitam que o usuário crie os códigos e no caso do uso corporativo, deve-se adotar uma senha padrão para todos os telefones da empresa.

Faça backups periodicamente

A melhor maneira de proteger os seus dados e evitar que se perca tudo no caso de roubo ou furto é guardar os seus arquivos em um sistema seguro.

As famosas “nuvens” podem ser uma boa opção para reduzir esses danos. Estes espaços virtuais são responsáveis por armazenar os dados e guardá-los, dando acesso somente a partir de uma senha criptografada.

Rastreadores

Outra opção para quem deseja proteger-se do roubo de celular é instalando dispositivos de rastreamento que te ajudam a localizar para onde está sendo levado e alguns até permitem que você apague todos os dados do dispositivo.

Seguros

Se a empresa disponibilizar de um orçamento extra para isso, contratar um seguro para celular corporativo pode ser uma forma de proteger-se contra eventuais prejuízos.

Sabemos que os celulares normalmente têm valores elevados, portanto, ao adquirir um seguro, você garante que parte do valor seja restituído pela seguradora do bem.

Vale lembrar que isso varia de acordo com o serviço contratado e é preciso analisar todas as opções e avaliar qual se adequa a necessidade da sua empresa.

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa