Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Como se tornar um expert em gestão de contas em 5 passos

Tudo o que você precisa saber para organizar as contas da sua empresa e fazer a melhor gestão possível

O coração de uma empresa. Assim pode ser definido o setor financeiro de uma companhia. Por isso, é cada vez maior a procura por profissionais especializados em gestão de contas. Essa é uma área de que requer muita atenção, organização e conhecimento técnico, afinal organizar contas a pagar e a receber ainda fazer a gestão dos fluxos de caixa não é para qualquer um.

Gestão de contas empresariais

Porém, isso não significa que essa função não esteja ao seu alcance. Muito pelo contrário. Com um pouco de preparação e estudos sobre o assunto, já dá para se arriscar a colocar em prática o que há de mais importante em termos de gestão financeira. Tudo é uma questão de organização e disciplina para que você não deixe passar nada batido.

Além disso, hoje em dia existem muitas ferramentas que podem fazer a diferença, automatizando boa parte do seu trabalho. Por isso, você vai precisar pesquisar bastante até encontrar aquela que satisfaça as necessidades da empresa que você gerencia.

O primeiro passo: conhecimento técnico

Não importa a área que você escolha atuar: o conhecimento técnico sempre será fundamental. E na gestão de contas não é diferente. Antes de começar, é extremamente recomendável que você procure livros, artigos na internet ou cursos que possam oferecer ao menos as informações básicas sobre como organizar contas a pagar e a receber bem como lidar com os fluxos de caixa.

Conhecimento técnico

Em linhas gerais, não há tanta diferença assim em relação às suas finanças pessoais. Você precisa ganhar mais do que gasta, saber as datas certas de pagamentos, os impostos e multas que incidem por atraso, os descontos que pode ter por pagamentos antecipados e as alternativas sobre o que fazer com o dinheiro que está parado no caixa da sua empresa aguardando futuros pagamentos.

O início de tudo: organização

Com um pouco de conhecimento, é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. A partir de agora, é fundamental organizar absolutamente todas as contas que existem na sua empresa. Centralize todas essas informações em um só lugar, incluindo datas de vencimento e valores de juros e multa por atraso, se houver. Faça o mesmo com as contas a receber.

Todas essas informações devem compor uma planilha principal que vai ser a sua guia. É a partir desses dados que você terá uma noção exata de como está a situação financeira da sua companhia nos próximos meses. Sabendo quanto você tem a receber e quanto tem a pagar, você começa a ter os primeiros dados relevantes para o planejamento.

Planejamento: a hora de fazer a diferença

Agora que tudo está organizado, é hora de fazer com que o seu trabalho, de fato, faça diferença em prol da empresa. Não basta apenas pagar e receber contas, é preciso saber quanto há no caixa e, mais importante, quais são as melhores alternativas para trabalhar com esse dinheiro. E com isso estamos falando tanto de opções de investimento quanto das possibilidades de antecipar alguma dívida.

Planejamento

Pode valer a pena, no caso de algumas contas, antecipar o pagamento caso o desconto seja maior do que a possibilidade de rentabilização em um investimento. Da mesma forma, os bancos também oferecem linhas de crédito atrativas para quem possui dinheiro em caixa, mas pode precisar dele a qualquer momento. É preciso pesquisar muito e, no caso das instituições financeiras, converse com o seu gerente.

Ferramentas: simplificando o seu trabalho

Tudo está organizado e planejado, mas a essas alturas você deve ter percebido que essa não é uma tarefa tão simples assim. Na verdade, ela deve tomar boa parte do seu tempo, já que é preciso fazer um acompanhamento diário de todas as entradas e saídas. É a hora de buscar alternativas que possam servir como o seu braço direito na gestão de contas.

Existem diversas ferramentas, pagas ou gratuitas, que podem automatizar muitos cálculos e até sugerir quais são as melhores alternativas em cada um dos casos. É hora de testar tudo aquilo que há disponível e descobrir qual software mais se adéqua às suas necessidades. Se for o caso, é hora de pensar em um profissional específico para essa área ou ainda contratar uma empresa que possa dar consultoria em tudo aquilo que você precisar.

Uma busca contínua por melhorias

Embora contas e pagar e a receber sejam sempre o núcleo principal do trabalho do gestor de contas, a busca contínua por melhorias é um aspecto fundamental para que os resultados sejam cada vez melhores. Buscar conhecimento constantemente e se aperfeiçoar na área cada vez mais são elementos fundamentais para quem deseja seguir uma carreira como essa. Para quem é proprietário ou gestor de um negócio, da mesma forma, é válido sempre estar atualizado.

Conhecimento em gestão

É importante ressaltar que esse é um trabalho contínuo. Mesmo que você esteja começando hoje, por exemplo, é bem provável que você demore para perceber os primeiros resultados. No entanto, você terá uma imensa satisfação ao ver tudo organizado e, depois de um certo tempo, perceber rendimentos extras e economia em diversos itens apenas pelo simples fato de que você os identificou e conseguiu se antecipar a eles.

Se tornar um expert em gestão de contas vai muito além de apenas fichar a entrada e saída de dinheiro. Seu papel pode se tornar decisivo em uma companhia, fazendo com que ela encontre o ponto de equilíbrio e se torne saudável e próspera. Esteja preparado para fazer a diferença.

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa