O Que é a Tarifação Telefônica em Nuvem?

Os sistemas de tarifação já são conhecidos, mas muitas pessoas não sabem como eles funcionam em nuvem

Um custo fixo que está presente em praticamente todas as empresas é a telefonia. Isso faz com que a tarifação telefônica seja um serviço extremamente importante para ajudar a controlar esses gastos.

Esse é um serviço já conhecido e utilizado por muitas empresas, que sabem da importância de uma gestão eficiente em seu setor de telecomunicações, mas muitas delas não conhecem como o sistema funciona em nuvem.

Por isso, é fundamental entender o que é esse sistema e como ele funciona, de modo que as empresas possam contar com o que há de mais moderno e eficiente em sistemas de tarifação na atualidade.

tarifacao-telefonica-para-empresas

Qual é a Definição de Tarifação Telefônica em Nuvem?

Basicamente, tudo o que você precisa saber sobre o tarifador telefônico é que ele é um sistema utilizado para monitorar os gastos com telefonia em cada uma das linhas de uma empresa, sejam elas fixas, móveis ou de PABX.

O sistema de tarifação telefônica se conectará a todas as linhas e acompanhará toda a sua movimentação, como a quantidade de chamadas realizadas, sua duração e o consumo diário, entre várias outras informações.

Por se tratar de um sistema informatizado, é necessário que ele funcione através de um servidor, que atua como o cérebro do sistema, responsável pela realização de todas as suas atividades.

Porém, não são todas as empresas que possuem condições de adquirir um servidor, já que é necessário investir uma quantia consideravelmente alta com a mão de obra, os equipamentos necessários e também a sua manutenção.

Além do mais, também é preciso que a empresa disponha de um local fixo para a instalação do servidor, que costuma ocupar um espaço considerável e precisa dispor de um sistema de refrigeração, que demanda um pouco mais de espaço.

Para que isso aconteça de uma forma mais prática, as empresas podem optar por um sistema de tarifação telefônica em nuvem, que é muito mais simples e prático do que optar pelo sistema convencional.

Quais São as Vantagens de Ter um Tarifador Telefônico na Nuvem?

A tarifação em nuvem pode ser uma das melhores soluções para empresas, devido a todas as vantagens que ela oferece em relação aos sistemas tradicionais de tarifação.

Entre todos os benefícios que essa escolha pode proporcionar às empresas, os principais são os seguintes:

Não Precisa de Servidor Físico

Por maior que seja o interesse em contar com a tarifação telefônica, de modo a ter um controle muito mais específico a respeito do setor de telefonia da empresa, a necessidade de ter um servidor físico pode atrapalhar esses planos.

Seja pelos custos ou pela infraestrutura necessária, muitas empresas optam por não contratar os sistemas de tarifação por essa necessidade, e um dos maiores trunfos da tarifação em nuvem é que ela não demanda um servidor físico.

Todo o processamento do sistema será feito através da nuvem, em um servidor remoto, o que torna essa contratação muito mais simples e elimina a necessidade de ter que contratar uma equipe de TI para essa instalação

Não Precisa Instalar ou Atualizar o Sistema

Quando o processamento do sistema de tarifação telefônica é feito através de um servidor físico, o software precisa ser instalado nesse sistema e atualizado sempre que for necessário.

Embora esse não seja um processo tão complicado assim, ele se mostra como mais uma necessidade, que pode acarretar na perda de tempo ou na contratação esporádica de profissionais de TI, de modo a evitar problemas no processo.

Com a tarifação telefônica em nuvem, nada disso se faz necessário, já que tudo fica instalado em um servidor remoto. O sistema é atualizado automaticamente, ou seja, a empresa não precisa se preocupar com isso e sempre terá a versão mais atual à disposição.

Ativação Rápida

Como os sistemas de tarifação convencionais precisam de um servidor físico, o sistema só pode começar a ser usado depois que a instalação do servidor estiver concluída, o que pode levar bastante tempo.

Acontece que muitas empresas contratam a tarifação telefônica e desejam começar a utilizá-la o mais rápido possível, tanto para aprender sobre o sistema quanto para poder aproveitar todos os seus benefícios.

Ao contar com a tarifação na nuvem, como o servidor é remoto, a ativação do sistema ocorre muito rapidamente. A empresa responsável por fornecer o serviço envia o login e a senha e, a partir de então, o sistema pode começar a ser utilizado.

Então, a empresa contratante já pode começar a cadastrar suas linhas telefônicas e fazer uma gestão de telecom mais eficiente quase que imediatamente, o que é ótimo para não perder mais tempo.

Custo Mais Acessível

Uma das partes que demandam maior investimento quando se trata dos sistemas de tarifação telefônica é a infraestrutura necessária para a sua instalação, que pode ser relativamente pesada para empresas de menor porte.

A tarifação em nuvem é uma solução economicamente mais viável, já que não é necessário investir na infraestrutura e na instalação dos equipamentos, o que já ajuda a economizar bastante.

Assim que o sistema estiver pronto para uso, ele será tão prático e funcional quanto o que funciona através de um servidor físico. Fica a critério da empresa escolher a opção que melhor atende às suas necessidades.

tarifacao-telefonica-em-nuvem-para-empresas

Acesso Remoto

Hoje em dia, trabalhar fora do escritório é uma tendência que ganha cada vez mais força.

De acordo com a pesquisa Flexibilidade no Mercado de Trabalho, realizada em 2017 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 81% dos brasileiros deseja ter mais flexibilidade de local de trabalho, e as empresas já sabem disso.

Logo, a oferta de vagas para trabalhar remotamente aumenta conforme o tempo passa, além dos gestores, diretores e demais colaboradores que ocupam funções hierárquicas mais altas, que precisam trabalhar à distância, como em casos de viagens de negócios.

A tarifação telefônica em nuvem permite que o sistema seja acessado de qualquer lugar do mundo: basta que o usuário tenha acesso à internet. Isso torna o sistema ainda mais prático e acessível para todos os colaboradores da empresa.

Você também pode gostar de: Gestão de contratos: 07 dicas para fazer do jeito certo!

Tarifação Telefônica em Nuvem: Solução Futurista Que já Existe no Presente

Com todos esses benefícios, pode até parecer que a tarifação em nuvem é fruto de algum filme ou obra de ficção científica do futuro, mas a boa notícia é que o sistema já está disponível hoje em dia e pode ser utilizado por qualquer empresa.

Se você tem o interesse de gerenciar as linhas telefônicas da sua empresa, considere esse sistema de tarifação, que certamente poderá atender às suas necessidades – e até mesmo superar todas as suas expectativas.

Portanto, não perca mais tempo: conte com um tarifador telefônico na nuvem e veja como a gestão de telecomunicações da sua empresa pode ser simples, prática, eficiente e econômica com o uso do sistema de tarifação telefônica ideal!

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer os serviços que a Sumus oferece!

assinatura

Queremos ajudar sua empresa também! Solicite, sem compromisso, seu orçamento.


Qual sua opinião sobre o assunto?