Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

7 Dicas para Organizar as Finanças e Entrar 2018 com o Caixa Positivo

Você mal conseguiu pagar todas as contas desse final de ano e já começou a pensar sobre os próximos boletos bancários – IPTU, IPTV, Material Escolar, Matrículas… Não é?

Existe um jeito muito simples de ter um caixa positivo em meio a tantas festas e gastos. Você não precisará ficar dependente do sorteio da loteria e muito menos fazer empréstimos nos bancos. Começar 2018 no azul é possível – desde que você tenha organização financeira!

O que se sabe é que a maior parte dos trabalhadores brasileiros recebe bônus e gratificações nessa época do ano. Afinal, existe o 13º salário e as vendas das empresas também aumentam. Só que nem todo mundo tem esses direitos – portanto, controlar os gastos é um ponto crucial.

Se você começou a se interessar pelo assunto, mas está meio “perdidão” e não saber por onde começar fique tranquilo. Este artigo foi especialmente produzido para você. Separamos as 7 principais dicas para você manter a “casa em ordem” ou as “contas em dia”, como preferir.

1 – Avaliação da Atual Situação Financeira

Antes de tudo, entenda como está a sua situação:

  • Você está devendo para alguém ou algum banco?
  • Tem empréstimos financeiros pessoais ou consignados?
  • Tem parcelas no cartão de crédito ou financiamentos?
  • Tem algum dinheiro guardado na poupança?
  • Tem dinheiro investido na renda fixa?
  • Precisa comprar algo com muita urgência?

Essas são só alguns das várias perguntas que você deve fazer para si mesmo. E, seja muito franco com as respostas.

A partir disso, tudo ficará mais fácil:

Se você está muito próximo de ficar endividado, a dica é fazer de tudo para que isso não aconteça, mesmo que você tenha que deixar de comprar presentes no natal.

Já se você já está endividado, a dica é usar o que tem de dinheiro para quitá-las.

Se você está “de boa na lagoa” e conseguiu até guardar um dinheirinho no banco, o conselho é aumentar esse patrimônio.

2 – Quitar as Dívidas o quanto antes

Quitar dívidas

Se você faz parte do grupo dos endividados – o seu objetivo central é quitar os débitos!

Isso pode parecer impossível, mas não é.

O que você precisa fazer para conseguir isso? Repensar o seu padrão de vida.

E é muito fácil entender isso: se você ganha 2 mil reais todos os meses, tem que gastar menos do que isso. Essa é uma regra simples e que precisa ser considerada.

E como fazer isso acontecer? Você corta gastos ou dá um jeito de conseguir uma grana extra (pode ser com o 13º salário, a comissão de vendas, a venda de doces, a venda de produtos que não usa mais, entre outras formas).

Se você tem muitas dívidas, priorize aquelas que têm juros mais altos. Mas, se você tem muitas mesmo, dezenas de dívidas, a dica é juntar todas em uma só.

Você vai fazer um empréstimo bem mais alto, mas com juros baixos. Daí, você vai quitar todas as outras e ficar apenas com uma dívida, tudo bem? Esse é um bom começo.

3 – Crie uma Lista de Prioridades

Se você tem dívidas, a sua prioridade é quitá-la. Se você não tem, precisa definir outra lista – como: poupar para pagar as contas de janeiro, juntar dinheiro para realizar uma viagem, economizar para fazer um intercâmbio…

Esse tópico é bastante particular de cada pessoa, portanto, não vamos nos alongar. Só que você deve ter em mente ter uma lista de prioridades para manter-se focado nesses objetivos. Veja 05 dicas para alavancar seu negócio.

4 – Corte ou diminua os gastos

As pessoas não gostam de aceitar muito essa informação, mas ela é totalmente importante e essencial para manter as finanças em ordem e criar um caixa positivo: nem todo gasto é necessário, portanto, corte-os.

É sério mesmo que você acha que manter um pacote de 100 gigas de internet, todos os canais de TV e uma liberdade infinita de telefonia são importantes para você?

E tomar café todos os dias na padaria e jantar diariamente em restaurantes… Isso é necessário para você? Será que está dentro do seu padrão de vida? Melhor repensar sobre isso e outros gastos!

Tudo que puder ser cortado, corte! E tudo que poder ser diminuído, diminua!

Ninguém sabe ao certo, mas estima-se que essa faxina financeira pode representar economia de aproximadamente 20 ou 30% no orçamento de uma família.

5 – Encontre formas de ganhar dinheiro extra

Encontre formas de ganhar dinheiro extra

É verdade que nem sempre se adequar ao padrão de vida é fácil – mas você precisa fazer isso.

Daí, uma forma de conseguir dar uma alavancada nas finanças é conseguir um dinheiro extra durante alguns meses para colocar tudo no azul.

Se você tem o 13º salário, pode ver nele uma chance.

Em caso contrário, terá que criar alguma alternativa. Há pessoas que aproveitam para ganhar dinheiro no verão, com a venda de cocos, picolés, gelinhos, saladas de frutas.

Além da culinária, existe a venda de artesanatos ou o trabalho como freelancer – que pode ser ao escrever um artigo para internet ou fazer uma entrega rápida de correspondência.

Até passear com os cachorros do vizinho pode te render dinheiro.

O jeito é conciliar o seu trabalho forma com essa nova forma de conseguir lucros – e claro, sempre optando por fazer aquilo que você gosta. A Sumus garante que você irá conseguir!

6 – Cuidado com os hábitos consumistas

O natal está aí e adivinha só… Você vai querer comprar presentes para todo mundo né? Seu sobrinho tão lindo, seu afilhado que não pode ficar sem, sua mãe que merece, seu pai que é um guerreiro e até sua professora, que te ensinou tanto esse ano…

Calma lá, jovem!

Apesar de todos merecem, você não pode (e não deve) se comprometer por isso. Se você quer agradar a todos, dê um jeito de demonstrar isso – que não precise ser, necessariamente, com presentes caros.

Talvez seu sobrinho prefira ir tomar um sorvete na sua companhia, por exemplo.

O espírito natalino é uma expressão usada pelo comércio para vender mais – e vender coisas que você nem precisa e nem gostaria de comprar. Portanto, ir às compras em época de crise pode ser um erro.

Se você não tem dívidas, se você já investe dinheiro… Aí, tudo bem, pode comprar algumas lembrancinhas desde que não comprometa seu orçamento financeiro.

Ah, opte sempre pelo pagamento à vista.

7 – Aprenda a investir dinheiro

Investir dinheiro é um hábito muito pouco praticado no Brasil. As pessoas costumam se preocupar em pagar os boletos mensais, mas nunca em “pagar a si mesmo”.

O que quer dizer investir dinheiro? Quer dizer estar preparado para o futuro – com uma reserva de emergência. 

O fato pelo qual as pessoas não pensam nisso é justamente o medo de perder dinheiro. Mas, se você tem conhecimento, mesmo que prévio, isso não acontecerá.

Olha, imagine que você consiga separar apenas 50 reais do seu salário todos os meses. Se você escolher um investimento certo, poderá chegar à aposentadoria (com 65 anos) com muito dinheiro na conta… Provavelmente, mais de meio milhão de reais.

Neste caso, o segredo é estudar os investimentos financeiros e fazer aportes mensais.

Como manter a ordem financeira em 2018

Veja as tendências de gestão de projetos para 2018. As dicas acimas não devem ser usadas apenas para esses últimos dias do ano – mas, também durante todos os próximos meses.

O grande segredo está em encontrar um padrão de vida que condiz com a sua realidade. Evitar fazer dívidas e investir dinheiro são tópicos totalmente opostos, mas que fazem toda a diferença no seu orçamento – em um você perde dinheiro e no outro você ganha.

O brasileiro tem a cultura do imediatismo, de querer tudo na hora. Isso se prova pelo alto número de compras parceladas… Mas, financeiramente falando isso não é vantajoso. 

Lembre-se da sua lista de prioridades e se apertar, crie uma forma de ganhar dinheiro extra. Você tem tudo para começar 2018 com o caixa positivo, basta acreditar e fazer acontecer. 

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa