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A gestão de telefonia é importante para uma empresa por vários motivos, um deles é o financeiro

No ano passado, a Revista Exame publicou uma notícia afirmando que as cobranças indevidas de operadoras afetam 6 em cada 10 pessoas. Agora, imagine esses equívocos em empresas, onde os valores são bem maiores – por isso, a gestão de telefonia móvel é imprescindível.

A pesquisa foi feita pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as cobranças indevidas estavam entre as principais reclamações contra as operadoras e isso “não se aplica apenas as contas de telefonia móvel, mas também as contas de celulares corporativos”.

Gestão de Telecom

9 erros cometidos na gestão de telefonia móvel

Conheça os principais erros que a sua empresa pode estar cometendo na gestão de telefonia e evite gastos desnecessários a partir de agora!

1 – O Contrato dos Serviços de Telefonia

Como vimos na pesquisa mostrada acima, as pessoas reclamam dos serviços de telefonia, muitas vezes, por não estarem recebendo aquilo que foi contratado. Obviamente, saber o que foi contratado é importante no contexto empresarial.

Os contratos precisam ser monitorados durante todo período de vigência dos serviços. Além, claro, de ter a garantia dos mesmos.

A maior reclamação dos clientes é quanto aos erros das faturas nas cobranças – que não seguem os valores propostos pelos pacotes ou pelas tarifas – o ideal, nesse caso, é ter uma auditoria mensal das faturas, sendo que os valores sempre poderão ser contestados.

Na Sumus, há a Gestão de Contas e Contratos, onde eles são centralizados, buscando a melhoria e a definição dos processos, com um inventário de recursos e a auditoria mensal nas faturas gerenciadas.

O Celular corporativo pode ser usado de forma consciente

2 – O Controle das Faturas de Telefonia

Controle de Gastos Telefonia

Esse é o problema número 1 das empresas: a falta de controle das faturas de telefonia, que pode ser no modelo fixo, móvel ou de dados.

Esse controle pode ser, por exemplo, sistematizado – o que facilita as contas.

A partir disso, o empresário consegue ter um processo de gestão eficiente, com coletas de informações, identificação, análise e toda a organização dos recursos, das faturas e dos contratos de telefonia.

A identificação das cobranças indevidas e o acompanhamento das contestações, juntamente com o ressarcimento, são feita pela Sumus com o serviço de Auditoria de Contas. O retorno financeiro é rápido.

3 – O Roaming Internacional de Dados Móveis

Esse é um dos novos vilões do momento, mas o custo pode ser evitado a partir de aplicativos que identificam os usuários em roaming, que se conectam em outros países.

Existem opções mais baratas e que permitem a conectividade de até 5 dispositivos. Seguramente, pode significar muitos dólares que são gerados pela simples falta de conhecimento e de gestão de telefonia da sua empresa.

4 – A Portabilidade Co-billing nos Celulares

Celulares de Colaboradores

Esse também é um tipo novo de gastos na área de telefonia.

Funciona de forma prática: com a portabilidade, as empresas trocam de operadora, porém, não percebem que o código da operadora antiga está nos celulares de seus colaboradores.

O custo é alto e desnecessário – há casos de companhias que gastaram mais de 100 mil reais mensais com o co-billing.

O lado bom é que existem formas de evitar isso: reduzindo os custos com serviços especializados, corretos e com a centralização das informações.

5 – Os Dispositivos Ideais para Telefonia

Dispositivos ideais para telefonia

Aqui falamos em custo-benefício. Imagine que você tenha um dispositivo barato para fazer tal atividade… Por que então contrataria um que é muito caro? Isso parece simples, mas é um erro muito comum nas empresas.

Para evitar esse tipo de erro, recomenda-se uma análise de informações necessárias. A partir disso, a tomada de decisão é mais eficiente e econômica.

6 – O Perfil de Consumo dos Usuários

Na sua empresa, quem pode fazer ligações? E as ligações internacionais? Você tem alerta sobre isso? Consegue travar a linha a partir de uma gestão online?

Conhecer o perfil de consumo dos seus usuários pode te ajudar a reduzir custos internos.

7 – O Piloto Automático da Renovação do Plano de Telefonia

Telefone na empresa

Essa é uma questão que vai além das empresas – está na vida pessoal de qualquer individuo.

Antes de renovar qualquer plano, é indicado fazer uma concorrência de preços, conhecendo o perfil de consumo, o tráfego da telefonia, os custos… Etc.

A ideia é a mesma de quando se vai renovar um seguro – de carro, casa, vida.

Se você acreditar que o consultor de vendas já sabe das suas dificuldades e seus “gostos”, então, é hora de abrir os olhos e receber novas propostas, buscando sempre o melhor custo-benefício.

A Negociação com as Operadoras é feito na Sumus, na busca pelas melhores tarifas e com uma consultoria especializada. 

A empresa também dispõe de um benchmark de tarifas, tornando possível identificar o potencial de redução de valores de tarifas. Isso é feito com estudos e negociação.

8 – A compra de aparelhos pelo Plano de Telefonia

As pessoas costumam analisar, antes de tudo, o aparelho celular – pensando na conectividade, produtividade, design, tamanho, peso, característica. Mas, para os especialistas da área, esse é um erro.

A tentação de ter “o melhor aparelho celular do mercado” pode te levar a fidelização dos planos e isso, na maior parte das vezes, não valem a pena porque a gestão da telefonia móvel ficou para o segundo plano!

9 – Os Erros de Impressão

Por mais simples que parece, os erros nas faturas ou o uso indiscriminado de serviços podem ter a ver com os famosos “erros de impressão”. Isso pode ser evitado com a gestão e o controle das faturas dos planos, como visto no tópico 2.

Telefonia Móvel no Brasil

A Telefonia Móvel no Brasil

Conforme a Anatel, a telefonia móvel no Brasil encolheu 5% em maio deste ano com relação ao mesmo período de 2016. Agora, as linhas ativas totalizam pouco mais de 242 milhões.

A ideia é a de que comunicar-se hoje em dia é inevitável, só que nem sempre você precisará pagar caro por isso. Considere a vantagem de ter rapidamente os seus custos com telefonia reduzidos – isso é impactante para o orçamento financeiro empresarial.

A melhor recomendação é aquela que diz que é preciso fazer uma análise dos custos com Telecom e depois definir as metas de redução, envolvendo toda a equipe de trabalho. Em tempos de crise, economizar dinheiro vai continuar sendo uma boa alternativa.

A economia, para ser concreta, tem que partir da Gestão de Telefonia. Na Sumus, a mobilidade corporativa foca em soluções que visam a segurança, o controle e a redução dos custos. Confira no site todos os serviços.

E se você está achando que tudo isso necessita de investimentos em infraestrutura para a instalação, saiba que existe a Gestão de Tarifação Telefônica através do sistema Sumus em Nuvem.

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