Ligar para Sumus Clique para ligar 11 2847-1811 | 11 2364-2281
Facebook Sumus Google Plus Sumus Linkedin Sumus

Principais Tendências Para Gestão de Projetos em 2018

Em um mercado cada vez mais competitivo, a gestão de projetos ganhou um espaço importante no planejamento das empresas – ela combina tecnologia com administração

No mundo atual é impossível prever os próximos dias. Só que mesmo assim, o objetivo empresarial continua sendo aquele de tempos atrás: a busca incessante pelos resultados surpreendentes. O que mudou foi a forma de atingir esse objetivo com a gestão de projetos.

Observe que os valores continuam sendo os mesmos: eficiência, agilidade, comunicação e produtividade. Mas, a estratégia é totalmente diferente.

E como explicar o gerenciamento de projetos?

Essa é uma área da administração que aplica conhecimentos, habilidades e técnicas em busca da elaboração de atividades que visam um objetivo central, pré-definido.

Achou a definição muito complexa?

Então, pense assim: essa gestão nada mais é do que a aplicação de técnicas que buscam manter os riscos baixos para que um projeto se concretize da melhor forma possível, com os melhores resultados.

O desenvolvimento de um software, a construção de um prédio, a expansão de vendas para um novo mercado… Tudo isso precisa de projetos!

Bem, vamos lá!

Um gerente de projetos, por exemplo, qual é a função dele?

Função dele

Ele não tem a responsabilidade de participar de todas as atividades que produzem resultado para uma empresa, como algumas pessoas pensam. Mas, deve trabalhar para manter o progresso e a interação dos diversos participantes do empreendimento.

Está mais do que provado que quando as pessoas estão conectadas e a equipe em harmonia, o risco é reduzido e o fracasso do projeto é minimizado.

Conseguiu entender um pouco da importância da gestão de projetos?

Neste artigo, para deixar o assunto ainda mais claro, separamos as tendências para o próximo ano. Quais os métodos que uma empresa precisa ter para ser eficiente?

A estratégia do seu negócio

Gestão

Ter um projeto em mãos é importante para dar a orientação certa na escolha do tempo, custo, conhecimento e até mesmo da equipe.

É através da estratégia que se prevê os riscos e as armadilhas do mercado. Por que você deveria continuar investindo em formas que não dão os resultados esperados?

Hoje em dia existem ferramentas de estruturação que acompanham a evolução de cada etapa da gestão do projeto. Com isso, você ganha tempo.

Uma Equipe cada vez mais Integrada

Equipe integrada

Toda equipe tem que saber o que está acontecendo.

O gestor tem um papel importante: de planejar todos os projetos. Em paralelo, todos da equipe precisam estar integrados no mesmo objetivo.

A integração da equipe em todas as fases do projeto é uma tendência que vem acontecendo há muitos anos e promete se tornar ainda mais efetiva em 2018.

O uso das Metodologias Rápidas

Metodologia

A ideia é tornar a gestão mais dinâmica e rentável.

O uso de métodos que focam em resultados é importante. Isso melhora a qualidade final dos produtos e foca no ROI (Retorno sobre Investimento), garantindo os melhores resultados.

Aqui, estamos falando em algo como a gestão de telecomunicação.

O gerenciamento completo da telefonia e das outras comunicações de uma empresa é importante porque dimensiona o uso e controla a redução dos gastos.

Consultorias para alcançar resultados

Consultoria

A necessidade de ter uma consultoria cada vez mais especifica também é uma tendência que vai fazer parte das empresas porque aumenta as chances do sucesso no trabalho.

Na prática, imagine que uma empresa precisa desenvolver projetos de TI, mas não tenha uma equipe especializada. Então, ela poderia contratar uma assessoria para implantar o projeto.

No caso das Telecomunicações, vale o mesmo pensamento.

As consultorias em Telecom fazem o acompanhamento de todas as cobranças indevidas que sua empresa tiver. A ideia é ter um retorno financeiro rápido.

A Sumus é uma empresa que efetua muito bem esses estudos para realizar a melhor negociação com as tarifas de operadoras – isso otimiza tempo e resulta em ganhos financeiros.

O universo mobile estará na gestão de projetos

Os dispositivos mobile têm muitos aplicativos de gestão de projetos.

Eles estão ganhando espaços conforme o tempo passa porque já se tornaram indispensáveis – imagine isso nos próximos anos.

O mobile torna possível realizar análises e prever resultados em poucos segundos, sem que haja o deslocamento até o escritório. É tudo instantâneo, prático, rápido.

Isso facilita, por exemplo, a integração da equipe.

Mobile

Aqui, podemos começar a falar na famosa expressão “Internet das Coisas”, que conecta pessoas e coisas a partir da internet. Da onde você estiver será possível acompanhar o andamento de uma obra e o sucesso de um projeto.

O gerenciamento dos processos relacionados ao mobile também é uma questão que pode ser vista na Gestão de Telefonia visando o fato de que o ciclo de vida dos dispositivos pode gerar redução de custos.

Aliás, o que fazer em caso de solicitações, transferências, roubos, devoluções, trocas, manutenção, cancelamentos, inventários? Para responder essa pergunta, lembre-se do tópico anterior quando falamos das consultorias.

Apesar de toda equipe estar integrada, existem áreas de um projeto que vão precisar de pessoas especializadas, já que estamos falando em resolver os problemas das melhores formas possíveis e com os melhores resultados.

O tempo continua sendo o ponto de equilíbrio

Ponto de Equilibrio

A gestão de projetos precisa ser pensada e planejada. Após isso, é importante que ela seja seguida fielmente. Antecipar as ações não é uma boa tomada de decisão porque todo negócio precisa de amadurecimento.

Entenda que não estamos falando em procrastinar o sucesso, mas sim em evitar o fracasso.

Como falamos muito da gestão de telecomunicações aqui neste artigo, vamos continuar seguindo essa linha de pensamento para você entender como o tempo é importante por ser um ponto de equilíbrio.

Se sua empresa está com um orçamento restrito às telecomunicações, o que deve ser feito? Alinhe as perspectivas e reduza os gastos – para isso contrate uma consultoria.  

Antecipar as ações, nesse caso, seria cancelar todas as linhas e ficar incomunicável com o cliente. Obviamente, o seu negócio estaria fadado ao fracasso.

A gestão de projetos é isso: agir com sabedoria na busca pelos melhores resultados e alcançando o sucesso do negócio. Descubra os 10 termos de gestão que todos deveriam saber.

A gestão de projetos é para agora!

Gestão de Projetos

Essa forma de pensar o negócio tem que ser feita agora.

De que adianta você saber que sua empresa está deficitária em algum ponto, se não buscar a melhor solução para ela?

Estamos no fim do ano e esse período é muito usado para fazer reflexões. Talvez essa seja a sua melhor oportunidade para colocar os pingos no “is” e começar 2018 com o pé direito.

Você começar o próximo ano de maneira correta pode fazer toda a diferença. E lembre-se que estamos falando de um ano de recuperação econômica. Se seu negócio estiver funcionando bem a partir de agora, os resultados não vão demorar a aparecer.

assinatura


Qual sua opinião sobre o assunto?

Download Sistema Sumus Trial

Preencha o Formulário abaixo e Descubra o quanto sua Empresa pode reduzir custos

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Qual é o produto de seu interesse?

Descreva como podemos ajudá-los

Saiba como economizar com celulares na sua Empresa